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TECNOLOGIA

Crimes virtuais crescem 22% no Pará; saiba como se proteger

Os crimes com mais registros são de estelionato, invasão de dispositivo, falsa identidade e ameaças

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Imagem ilustrativa da notícia Crimes virtuais crescem 22% no Pará; saiba como se proteger camera Reprodução

Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apontam que em 2022, de janeiro a agosto, foram registrados 7.194 delitos de crimes virtuais no Estado. Em 2021, no mesmo período, foram computados 5.904 crimes desta natureza, o que representa um crescimento na ordem de 22% de um período para o outro. Em 2022, dentre os crimes com mais registros estão estelionato, invasão de dispositivo informático, falsa identidade, ameaça e difamação.

Os golpes virtuais têm aumentado contra pessoas comuns e de forma mais significativa contra empresários individuais e pequenas empresas que, na maioria das vezes, não possuem sistemas adequados de segurança da informação, realizando o trabalho de contato com os clientes e fornecedores de forma direta e individualizada.

Segundo dados do Atlas dos Pequenos Negócios de 2022, do Sebrae, somente nos últimos dois anos, o número de pequenos negócios aumentou 19%. Atualmente, o país conta com 8,7 milhões de microempreendedores individuais (MEI) e 6,6 milhões de micro e pequenas empresas em atividade, gerando uma renda de R$ 420 bilhões ao ano para as famílias dos empreendedores. Além de ser seu próprio chefe, quem decide seguir esta jornada e formalizar a sua atividade como MEI ou abrir uma pequena empresa, passa a acessar facilidades como abrir uma conta bancária em nome do negócio, conseguir crédito e oferecer diferentes meios de pagamentos para as pessoas e empresas que compram seus produtos e serviços.

ENGENHARIA

Aproveitando-se do interesse por esses benefícios, pessoas de má-fé tentam aplicar diversos tipos de golpes financeiros contra os empreendedores. A melhor maneira de se proteger é a informação.

“Esse tipo de conduta atrai uma grande quantidade de tentativas de golpe contra esses empreendedores, uma vez que, na vontade de crescerem e serem reconhecidos, acabam por praticar um marketing mais direto com seus clientes, o que naturalmente possui seus pontos positivos, mas também traz possibilidades mais acentuadas de captar possíveis golpistas”, alerta a advogada e professora universitária Flávia Figueira, especialista em Proteçãode Dados e Privacidade.

Esses golpistas têm se aprimorado na chamada Engenharia Social, que é o envolvimento muito bem articulado de pessoas por telefone, redes sociais e aplicativos de mensagens, fazendo com que pessoas e empresas fiquem completamente envolvidas no que está sendo ofertado e por serem realizados em grande parte das vezes de forma on-line, acaba trazendo um maior envolvimento para ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados.

“Microempreendedores individuais (MEIs) e pequenos empreendedores precisam dobrar a atenção para minimizar a possibilidade de serem alvos desses golpes que têm se tornado cada vez mais comuns e frequentes. A regra é sempre desconfiar, quando as facilidades forem muito excessivas e o oferecimento de produtos e serviços forem dados de forma muito rápida e com pedido de retorno imediato para a solução de uma demanda”, diz a especialista.

VEJA ALGUNS DOS PRINCIPAIS GOLPES VIRTUAIS QUE MAIS ATINGEM OS USUÁRIOS:

Phishing

Encaminhamento de links falsos com aparência de verdadeiros através de e-mails e redes sociais para a coleta de dados pessoais por criminosos.

Cartão de crédito

Utilização de dados salvos e capturados por criminosos ou mesmo de sites que não existem, e que oferecem valores abaixo do mercado, fazendo com que a vítima compre e nunca recebao que solicitou.

Promoções falsas

A vítima recebe links ou imagens por e-mail onde o criminoso pede que clique em cima para fazer um pagamento para ter acesso à promoção, que não existe. O golpe ocorre muitas vezes em empresas que a vítima já conhece ou já usou o serviço e que também caem no golpe.

SMS e WhatsApp

É necessário muito cuidado com qualquer tipo de informação por mensagens e pelo WhatsApp: cuidado em especial quando estiver em grupos. Outro cuidado importante: toda cautela a pedidos de senha encaminhadas por SMS. Via de regra essa solicitação é para retirar o acesso do Whatsapp.

Ajuda financeira

Ainda que o pedido venha de pessoas conhecidas e muito próximas, desconfie sempre. Ligue para quem está pedindo para confirmar a informação e forneça dados peculiares para que a pessoa possa confirmar.

PIX

É importante sempre checar se os dados informados são mesmo da pessoa. Caso esteja diante de valores mais elevados, dê preferência ao TED e ao DOC, que contém mais informações do titular da conta, ainda que o Banco Central garanta o rastreamento das transações.

Senhas

Sempre utilizar vários grupos de senha, pois caso haja o hackeamento de um grupo, não afetará de imediato os outros grupos.

Créditos financeiros

Buscar sempre financeiras reconhecidas e credenciadas e jamais realizar tais transações por mensagens de celular. Dê preferência em sempre ir ao local da empresa.

Proteja a sua empresa dos golpes

Flávia Figueira recomenda que MEIs e pequenos empreendedores tenham cuidado redobrado nas divulgações relacionadas à empresa, fundamental para não facilitar o acesso às informações empresariais aos golpistas. Alguns cuidados são de grande importância:

1. Não divulgar todas as informações da empresa, como endereço, telefone e CNPJ por meio das redes sociais. Importante se certificar para quem os dados estão sendo passados, o que evita a formatação de boletos falsos, por exemplo;

2. Opte por chaves PIX aleatórias, que não vinculem ao CNPJ e nem ao e-mail utilizado pela empresa, o que facilita o acesso dessas informações aos golpistas;

3. Ao ofertar a possibilidade de pagamento por QR Code, sempre alerte o cliente de confirmar a veracidade das informações relacionadas às empresas quando da finalização do processo de compra do produto ou serviço, assim como na utilização de boletos;

4. Sempre divulgue alertas pelas redes sociais de que como é realizado o contato com esse cliente ou potencial cliente e que outras formas de contato podem ser indicativos de golpes;

5. Alerte seu cliente quanto à possíveis promoções que ele possa receber por aplicativos de mensagens ou redes sociais, pedindo para que os mesmos, ao perceberem que se trata de uma promoção muito fora do padrão habitual entrem em contato pelo telefone oficial para confirmar a veracidade da divulgação recebida;

6. Cuidado com a falsa fiscalização de órgãos oficiais. Confirme a identidade do fiscal, peça a identificação do mesmo e se for preciso, entre em contato com o órgão que a pessoa está representando para verificar a veracidade da fiscalização;

7. Cuidado com falsos sites ou falsos perfis que possam ser criados em nome dos pequenos empreendedores. Realizar alertas frequentes de quais são os sites e perfis oficiais daquela empresa.

8. E o mais importante: invista sempre em transparência para com o cliente, fazendo com que ele tenha segurança no seu empreendimento. A clareza nas informações e divulgações é um aspecto fundamental para o início e crescimento de qualquer empreendimento.

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