
Quando se fala em "limpar" o organismo, muitas soluções milagrosas ganham destaque, mas a verdadeira desintoxicação depende de um sistema que já temos: fígado e rins funcionando bem, com a ajuda de uma alimentação equilibrada.
Conteúdo Relacionado
- Aprenda a fazer o suco da juventude do apresentador Rodrigo Hilbert
- Suco detox: mitos, riscos e o que fazer após os excessos
- Conheça o chá que controla pressão alta e ajuda a desinchar
Certos alimentos, quando incluídos na rotina alimentar, podem impulsionar os processos naturais do corpo para eliminar toxinas e reduzir o inchaço. Veja três aliados eficazes que vão além da moda dos sucos detox:
1. Couve
Esse vegetal verde-escuro é rico em compostos sulfurosos, que estimulam enzimas do fígado responsáveis por neutralizar substâncias tóxicas. Além disso, a couve é fonte de fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e ajudam a reduzir o inchaço abdominal.
2. Chá de dente-de-leão
Com ação diurética leve e natural, o chá dessa planta auxilia na eliminação de líquidos retidos sem interferir no equilíbrio de minerais do corpo. Também é considerado um protetor do fígado, ajudando a aliviar a sobrecarga desse órgão.
3. Abacaxi
A fruta tropical tem alto teor de água e contém bromelina, uma enzima que favorece a digestão, especialmente de proteínas. Isso reduz o desconforto abdominal e melhora a absorção de nutrientes.
Quer saber mais de saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Vale lembrar:
Fazer detox não significa seguir dietas extremas ou confiar em receitas milagrosas. Nosso organismo já tem mecanismos eficientes para se manter limpo. O papel da alimentação é apenas fornecer os nutrientes certos para que esse sistema funcione bem.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar