Anabolizantes são substâncias que ajudam a aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho físico, e geralmente se referem a esteroides anabolizantes. Eles são derivados da testosterona, um hormônio masculino e podem ter efeitos significativos no crescimento muscular, mas trazem altos riscos à saúde, como problemas cardíacos, alterações hormonais, danos ao fígado e problemas psicológicos.
Recentemente dois grandes fisiculturistas morreram pelo uso de anabolizantes. Na última sexta-feira (06), Illia 'Golem' Yefimchyk, de Belarus teve uma parada cardiorrespiratória e morte cerebral confirmada dois dias depois. Como o caso dele, muitos outros morreram pelo mesmo motivo.
O brasileiro Antônio Souza, 26, teve uma parada cardíaca no último dia 03 de agosto durante uma competição em Navegantes, Santa Catarina. Em 1º de setembro, em Blumenau (SC), o fisiculturista Matheus Pavlak, de 19 anos, teve uma parada cardiorrespiratória em casa.
Quais os riscos do uso de anabolizantes?
Segundo o preparador físico João Ângelo, não dá para saber se a morte do fisiculturista foi de fato causada pelo uso de anabolizantes, mas sempre há o risco.
"É sempre um contexto aí. Aí entra a situação de cada pessoa, de uso indiscriminado, para que ela faz isso, por que ela faz isso. O risco existe, com certeza, o quanto de risco ainda é uma coisa que depende da especificidade de cada substância e de cada indivíduo", diz.
- Quer mais notícias sobre Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
O cardiologista do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, Cássio Rodrigues também disse que não dá para saber se a causa da morte do fisiculturista foi pelo fato do uso dos esteroides mas disse que as substâncias contribuem para o aumento do risco cardiovascular. Além das "bombas", ainda tem os treinos intensos com altas cargas, dietas restritas e até o uso de diuréticos.
"Como o coração é um músculo, ele sofre ação de hormônios e hipertrofia, o que pode gerar um quadro de insuficiência cardíaca com diminuição da função do coração e aumentar risco de arritmias graves", diz Borges.
As substâncias ainda geram um espessamento do sangue e aumentam a produção de células vermelhas. Isso altera a pressão arterial e gera um risco maior de trombose, infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O preparador físico faz ainda um alerta sobre o uso dos anabolizantes e diz que as substâncias devem ser acompanhadas por um profissional,l o que diminuiria drasticamente o risco de acontecer uma fatalidade ou ter problemas decorrentes disso.
para além disso, as substâncias causam efeitos colaterais fisiológicos no corpo de quem usa e até mesmo psicossociais. "Você pode ficar mais estressado, ter aumento de apetite, insônia, já ter uma pré-disposição genética a ter ginecomastia – que é o aumento da mama –, aumentar outros hormônios ou desregular seu eixo fisiológico, seu eixo natural hormonal, colocando uma coisa externa", afirma João Angelo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar