
Moradores do bairro Castanheira, em Belém, participaram nesta terça-feira (16) de mais uma edição do programa “Por Todas Elas”, realizado pelo Governo do Pará. A ação ocorreu na Escola Municipal Profª Terezinha Souza e reuniu a população em uma manhã de serviços gratuitos voltados para saúde, cidadania e lazer.
Segundo o governo, a iniciativa busca aproximar políticas públicas da população e garantir acesso a serviços básicos. O programa é coordenado pela vice-governadora Hana Ghassan (MDB) e já ultrapassou 160 mil atendimentos desde sua criação, em 2024.
“Ver tantas pessoas recebendo atendimentos importantes para o dia a dia é motivo de alegria. Queremos que cada mulher saiba que tem um governo que olha para quem mais precisa. Só hoje, mais de 5 mil pessoas vão passar por aqui, e já alcançamos mais de 160 mil atendimentos desde a criação do programa. Esses números mostram que estamos no caminho certo, garantindo direitos e construindo oportunidades”, disse a vice-governadora.

Conteúdo relacionado:
- Projeto abre seleção para workshops de audiovisual
- CNH Pai D’égua: iniciadas matrículas para mães atípicas
- Ação agiliza atendimento nos hospitais universitários do Pará
Serviços oferecidos
Na edição desta semana, foram disponibilizados mais de 30 tipos de atendimentos. Entre eles:
- Emissão de documentos;
- Consultas médicas;
- Exames de mamografia, ultrassonografia e oftalmológicos;
- Escolha de armações para óculos de grau;
- Testes rápidos e vacinação;
- Encaminhamentos para consultas especializadas;
- Serviços da Defensoria Pública e da Coordenação Estadual da Pessoa com Deficiência (Ceped);
- Atividades recreativas para crianças;
- Atendimentos veterinários.
Na área de estética, as participantes tiveram acesso a esmaltação, corte de cabelo, design de sobrancelhas, manicure e pedicure.
Durante o evento, o governador Helder Barbalho (MDB) ressaltou o compromisso da gestão com o cuidado às pessoas e destacou a relevância do programa. “Quero parabenizar a vice-governadora Hana, que é a coordenadora desta iniciativa. O mais importante é olhar para quem precisa, cuidar das pessoas. O ‘Por Todas Elas’ têm exatamente esse objetivo: estar próximo da população, ouvir suas demandas e oferecer dignidade. A cada edição, reafirmamos que o governo está presente na vida das famílias paraenses”, enfatizou.

Quer mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp
Depoimentos da comunidade
A moradora do Castanheira, Vaneide Moura, de 56 anos, aproveitou a oportunidade para trocar seus óculos. “Já estava com meu óculos vencido e consegui fazer os exames e escolher uma nova armação. Muitas vezes não temos condições de adquirir, então foi uma oportunidade importante”, relatou.

Já a dona de casa Carina Cristina, de 53 anos, participou dos atendimentos de estética. Para ela, a ação representou uma forma de valorização: “Hoje tive um dia de beleza que renovou minha autoestima. É essencial cuidar da saúde e também da nossa imagem”, afirmou.

Próximas ações
De acordo com o governo, somente na primeira quinzena de setembro foram realizadas oito edições do programa em diferentes localidades. A meta é ampliar o número de municípios atendidos, fortalecendo a participação das mulheres em ações de saúde, cidadania e políticas públicas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar