
Cuidar da saúde mental é fundamental para o bem-estar corporal e a longevidade. Além disso, exercitar a mente evita o desenvolvimento de algumas doenças cerebrais.
O Grupo de Terapia Ocupacional – Horizonte Jovem, uma iniciativa que promete oferecer um espaço seguro e acolhedor para escuta, diálogo e troca de experiências entre jovens pretende atender diversos jovens de Belém neste mês de agosto. A ação é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Usina da Paz Guamá.
Com o objetivo de auxiliar adolescentes e jovens adultos a enfrentarem os desafios do cotidiano, como as cobranças escolares, as incertezas profissionais e os impactos da ansiedade. A proposta é proporcionar ferramentas práticas e acolhimento emocional, promovendo o desenvolvimento pessoal e o fortalecimento da saúde mental.
Ao longo de alguns encontros, serão abordadas temáticas essenciais como o equilíbrio entre estudos, descanso e lazer, além de estratégias para lidar com a pressão emocional e acadêmica. A construção de um projeto de vida, reflexões sobre carreira e apoio na tomada de decisões também farão parte das rodas de conversa.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Metropolitano garante Terapia Ocupacional para pacientes
- Guia orienta fisioterapia e terapia ocupacional
Além disso, os participantes terão acesso a técnicas simples de relaxamento e orientações para cuidar da mente, do corpo e da rotina de forma mais leve. Tudo será conduzido por profissionais da área de Terapia Ocupacional, com a participação ativa de estudantes e docentes da UFPA.
As inscrições para o Horizonte Jovem são presenciais e devem ser realizadas entre os dias 6 e 8 de agosto, das 8h às 16h, diretamente na Usina da Paz Guamá, equipamento social que tem se destacado por oferecer serviços gratuitos de saúde, cidadania e cultura à comunidade.
Não é necessário ter encaminhamento médico ou diagnóstico prévio para participar. O grupo é aberto a todos os jovens interessados em cuidar de si, trocar vivências e aprender mais sobre como levar a vida com mais equilíbrio e bem-estar.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
“Se você busca mais foco, leveza e saúde emocional, esse momento é pra você”, reforça a divulgação do projeto nas redes sociais da Usina da Paz. A expectativa é que o grupo também funcione como uma rede de apoio contínua, onde os participantes possam se sentir pertencentes e valorizados.
O Horizonte Jovem nasce em um momento em que os índices de sofrimento psíquico entre adolescentes e jovens adultos estão em alta, impulsionados por fatores como o isolamento social recente, instabilidade econômica e excesso de demandas escolares e profissionais. Projetos como esse buscam justamente oferecer alternativas de enfrentamento e construção de novas possibilidades.
Para quem deseja começar uma nova etapa de cuidado com a saúde mental, o projeto é uma ótima oportunidade para a saúde.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar