As vistorias técnicas em imóveis são importantíssimas para garantia da integridade física do espaço e segurança dos seus moradores. O serviço gratuito é oferecido pela Defesa Civil de Belém, que começou nesta segunda-feira (3), com as vistorias programadas para o ano de 2025.
O serviço avalia imóveis com risco estrutural e possibilita o acesso a benefícios sociais para reparos e reformas, visando a segurança e bem-estar dos moradores.
As vistorias podem ser solicitadas pelos próprios cidadãos, que percebam riscos nos imóveis e procuram a Defesa Civil para avaliação técnica. Durante a inspeção, engenheiros analisam rachaduras, fissuras e outros problemas estruturais.
Conteúdo relacionado
- IASEP amplia horário para cadastramento nos shoppings; veja
- Meia-passagem pode ser solicitada a partir do dia 3
- Vacinação contra gripe é prorrogada no Pará; veja até quando
Se houver risco, é emitido um laudo técnico, que pode ser utilizado para acessar programas assistenciais, como o antigo cheque-moradia. "O objetivo é garantir a segurança da população, oferecendo apoio para reformas e construções, quando necessário”, explica o presidente da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Claudionor Corrêa.
A demanda por vistorias é alta, com a Comdec realizando até 15 inspeções diárias, totalizando cerca de 300 vistorias por mês. “Nosso objetivo é atender às solicitações dentro do prazo, que varia entre 10 e 15 dias”, afirma Claudionor Corrêa. As vistorias são realizadas conforme a necessidade dos bairros e regiões, de acordo com as solicitações feitas.
Além das vistorias programadas, a Defesa Civil também atende situações emergenciais, como desabamentos, incêndios e alagamentos, dando prioridade a esses casos. “Quando há perigo iminente, como uma ameaça de desabamento, nossa equipe age rapidamente para garantir a segurança das famílias”, explica o presidente da Comdec.
Como solicitar
As solicitações de vistorias podem ser feitas diretamente pelos moradores, que identificam riscos em seus imóveis ou na vizinhança. O serviço é gratuito, e o órgão emite o laudo técnico necessário para que o cidadão acesse os benefícios sociais, mas não realiza as obras.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Agendamento de vistorias
- Serviço gratuito
- Quem pode agendar: Qualquer cidadão que identificar uma situação de risco em seu imóvel ou na vizinhança.
- Situações de agendamento: Rachaduras, fissuras e outros problemas estruturais em imóveis, verificação de risco estrutural, solicitação para acesso a benefícios sociais.
- Como agendar: Diretamente na sede da Defesa Civil, localizada na Aldeia Cabana, Av. Pedro Miranda, s/n, ou pelo site defesacivil.belem.pa.gov.br.
- Situações de emergência: Desabamentos, incêndios, alagamentos, vendavais e outros desastres naturais.
- Telefone para emergência: 190 (CIOp)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar