plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SEU BOLSO

Saiba como se aposentar pelo novo teto do INSS

Benefícios para aposentados e pensionistas tiveram reajustes de 10% esse ano, mas conseguir receber o valor mais alto nem sempre é uma tarefa fácil. Especialista ensina os caminhos corretos para isso

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Saiba como se aposentar pelo novo teto do INSS camera Humberto Costa orienta beneficiários sobre a importância de ter acompanhamento de especialistas | FOTO: DIVULGAÇÃO

Os beneficiários do INSS (aposentados e pensionistas) terão um reajuste de 10,16% nos seus benefícios de aposentadoria e pensão por morte a partir deste mês, com o teto passando de R$ 6,433,57para 7.087,22 a partir de 2022. O percentual teve como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para que os benefícios possam acompanhar a inflação.

Alcançar o teto da aposentadoria é o sonho de muitos trabalhadores, mas poucos conseguem tê-lo. Se aposentar pelo valor mais alto do INSS não é uma tarefa fácil. “Via de regra as contribuições devem obedecer ao teto, mas ao longo do tempo foram criadas muitas regras e é importante que o beneficiário faça o seu planejamento previdenciário”, recomenda o advogado Humberto Costa, especialista em Direito Previdenciário.

Uma dica importante é a contratação de um especialista de confiança na área previdenciária que fará um levantamento e um estudo aprofundado em cima de todo o histórico laboral do cliente, identificando a média de todas as contribuições ao longo do tempo, aplicando a legislação pertinente e evitando qualquer tipo de prejuízo, sobretudo após a Reforma da Previdência ocorrida em 2019. “Esse especialista indicará qual será a melhor aposentadoria e quando ela poderá ser solicitada”, detalha.

MÉDIA SALARIAL

Para alcançar o teto não basta apenas ter contribuído com o maior valor previdenciário durante toda atividade laboral, mas influenciam também a média salarial, as mudanças nos valores ao longo das décadas e as regras estabelecidas com a reforma.

O cálculo da aposentadoria é feito por meio de uma média da remuneração do trabalhador desde julho de 1994, que é corrigida pelo INPC. A correção é feita para atualizar os valores pagos. Via de regra o benefício é calculado aplicando o percentual sobre a média salarial. Neste caso, a aposentadoria será de 60% da média salarial mais 2% a cada ano de contribuição, que chega a 15 anos para mulheres e 20 anos para homens.

Atualmente o mecanismo para dar entrada na aposentadoria via Regime Geral da Previdência Social é 100% digital e o interessado pode fazer toda a sua solicitação pela Internet. Basta acessar o portal do INSS ou o aplicativo ‘Meu INSS’, onde é criada uma senha que possibilitará a confecção do requerimento com a juntada de todos os documentos necessários para a aposentadoria.

“Em seguida vem a espera pela resposta, que dura em torno de 45 dias. Se o INSS indeferir o pedido o interessado pode ingressar na Justiça com uma Carta de Indeferimento ou recorrer administrativamente junto ao instituto, que geralmente solicita juntada de novos documentos”, explica Costa.

PROCURADOR

O advogado lembra que na esfera recursal administrativa o INSS permite que o segurado seja representado por procuradores ou representantes legais que precisam estar registrados no sistema do INSS. “Hoje o INSS está partindo de uma estrutura 100% física para uma quase 100% digital. Salvo algumas exceções, como perícia médica, perícia socioeconômica e reabilitação profissional, os demais processamentos são todos 100% digitais e para isso o instituto vem automatizando todos seus procedimentos”.

Um exemplo, diz o advogado, são os pedidos de aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, onde a inteligência artificial do instituto calcula para verificar se os requisitos são corretos para o pedido. “É importante que o segurado fique atento, já que nem sempre o que o benefício calculado é o correto, daí a importância do auxílio de um especialista na área”, reforça.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Serviço

    Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

    Últimas Notícias