O atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), que não avançou para o segundo turno das eleições municipais neste domingo (6), é o primeiro prefeito da capital paraense a não ser reeleito desde que a reeleição foi implementada no Brasil.
Ele, que também foi o primeiro prefeito de Belém a ser eleito para um segundo turno, quando ainda disputava pelo PT, em 2000, amargou uma gestão rejeitada e repleta de crises entre 2021 e 2024, em 2020 ele venceu o pleito que o garantiu o terceiro mandato.
Conteúdo relacionado
- "Vamos fazer uma aliança a favor de Belém", diz Normando
- ELEIÇÕES 2024: veja a lista de vereadores eleitos em Belém
- Eleitos e quem vai para o 2º turno nas capitais do Norte
Esta também é a primeira vez em que Edmilson não chega ao segundo turno em uma eleição para a prefeitura de Belém que disputou, essa foi a sexta no total. Além das suas vitórias em 1996, 2000 e 2020, o atual prefeito também foi ao segundo turno nas eleições de 2012 e 2016, derrotado por Zenaldo Coutinho (PSDB) em ambas.
Rodrigues era o único prefeito do PSOL em uma capital brasileira. Este ano, Guilherme Boulos, do mesmo partido, disputa o segundo turno em São Paulo contra o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
A prefeitura de Belém será disputada em um segundo turno entre Igor Normando (MDB) e Éder Mauro (PL), no dia 27 de outubro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar