plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
DADOS DO TRANSPONDER

Trajetos de jatos investigados pela PF coincidem com viagens de Rueda

Relatos de piloto da Táxi Aéreo Piracicaba levantam questionamentos sobre vínculos de aeronaves com líderes do PCC, enquanto presidente do União Brasil nega envolvimento.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Trajetos de jatos investigados pela PF coincidem com viagens de Rueda camera Antonio Rueda, presidente do União Brasil, nega qualquer vínculo com as aeronaves investigadas pela Polícia Federal. | Divulgação/União Brasil

Há histórias que pairam entre corredores silenciosos de aeroportos e páginas de planilhas de transponders, mas que, de repente, ganham vida própria na mídia. É o caso das aeronaves administradas pela Táxi Aéreo Piracicaba (TAP), que agora atraem a atenção da Polícia Federal, não apenas pelos destinos que percorrem, mas também pelas coincidências com a agenda de Antonio Rueda, presidente do União Brasil.

Conforme publicado pela colunista Laura Gaspar, da O Globo, nesta segunda-feira (22), Mauro Caputti Mattosinho, ex-funcionário da TAP, afirmou em depoimento à PF que os aviões eram associados ao dirigente partidário. Segundo ele, "Havia constantes conversas nos corredores da empresa, nos escritórios, a respeito daquela aeronave do Rueda, que em geral se referiam como a aeronave do Ruedinha, como um assunto da empresa".

CONTEÚDO RELACIONADO

Mattosinho também declarou que transportou em diversas ocasiões dois homens apontados como líderes do esquema investigado, Mohamad Hussein Mourad, o Primo, e Roberto Augusto Leme Silva, conhecido como Beto Louco. Apesar dos depoimentos do piloto, o presidente do União Brasil não é formalmente investigado.

Quer mais notícias de política? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.

A repercussão dessas informações levou o União Brasil a antecipar o desembarque do governo Lula, o que fez com que o ministro do Turismo, Celso Sabino, sinalizasse sua intenção de pedir demissão. Em nota, Rueda reforça: "Nunca participou da compra de nenhuma [aeronave]. Nunca foi e não é dono de nenhuma aeronave ou de participação em qualquer uma".

TRANSPONDER APONTA COINCIDÊNCIAS

Dados analisados a partir de transponders ADS-B mostram que o Gulfstream G200, uma das aeronaves envolvidas, esteve em eventos internacionais, como o Fórum de Lisboa, conhecido como "Gilmarpalooza", e a Brazilian Week, em Nova York, períodos nos quais a agenda de Rueda coincide com os deslocamentos do jatinho. Outro jato, o Gulfstream G500, também foi registrado na Grécia, durante as comemorações do 50º aniversário de Rueda em Mykonos, entre 1º e 4 de agosto.

"DENÚNCIAS VAZIAS E POLITIZADAS"

Procurado pela equipe da colunista, afirmou que é alvo de "denúncias vazias e politizadas" e classificou como "falsas" as acusações sobre as aeronaves, ressaltando que suas movimentações financeiras estão à disposição das autoridades e que essas alegações "não irão prosperar".

A investigação da Polícia Federal segue em andamento, com foco no vínculo das aeronaves com o esquema criminoso e a administração das viagens, enquanto o presidente do União Brasil mantém seu posicionamento de total afastamento de qualquer irregularidade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias