plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EXONERAÇÃO

Mojuí dos Campos: MPPA recomenda exoneração de servidor por Nepotismo

Promotoria de Justiça de Santarém aponta irregularidade em nomeação de chefe de departamento por vínculo familiar com secretário municipal de Administração

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Mojuí dos Campos: MPPA recomenda exoneração de servidor por Nepotismo camera A recomendação foi direcionada ao prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves (PSD) | Reprodução

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) expediu a Recomendação nº 004/2025, direcionada ao prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves (PSD), para que exonere, em até 10 dias, o servidor Fábio Silva Santos, atual chefe de departamento da Secretaria Municipal de Administração.

A medida foi formalizada pelo promotor de Justiça Diego Belchior Ferreira Santana, nos autos do Inquérito Civil SAJ 06.2025.000006088. O documento aponta que a nomeação do servidor viola a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe o nepotismo, além do artigo 11, inciso XI, da Lei de Improbidade Administrativa.

Segundo a apuração, Fábio Silva Santos é filho de Raimundo Edmilson Santos Filho, atual secretário de Administração do município. A nomeação de parentes em cargos comissionados dentro da mesma pasta ou em situação de subordinação caracteriza nepotismo, prática considerada ilegal pelo STF e passível de responsabilização.

Conteúdo relacionado:

Consequências da não exoneração

No documento, o MPPA ressalta que o cumprimento da recomendação é necessário para restaurar a legalidade na administração pública e evitar o ajuizamento de ação judicial. Caso a medida não seja adotada, o município e seus gestores podem responder por atos de improbidade administrativa, que incluem perda da função pública, suspensão de direitos políticos e aplicação de multas.

A Súmula Vinculante nº 13 do STF veda a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes até o terceiro grau para cargos em comissão ou de confiança na administração pública direta e indireta. A regra busca assegurar os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade no serviço público.

Quer mais notícias de política? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Já a Lei de Improbidade Administrativa determina que a nomeação de parentes em desacordo com essas normas é ato que fere os deveres de legalidade e probidade no exercício da função pública.

O prefeito de Mojuí dos Campos deve informar ao MPPA, no prazo de 10 dias, as providências adotadas em relação à recomendação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias