Com 73 dos 81 votos de senadores, Davi Alcolumbre (União-AP) retornou à presidência do Senado Federal após quatro anos fora do cargo. Ele presidiu a casa no biênio 2019-2021, e foi impedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de concorrer à reeleição na época.
O senador, que defende a independência da Casa Legislativa, mandou recados ao STF. "É essencial respeitar as decisões judiciais e o papel do Judiciário em nosso sistema democrático. Mas é igualmente indispensável respeitar as prerrogativas do Legislativo e garantir que este Parlamento possa exercer seu dever constitucional de legislar e representar o povo brasileiro".
Ele também defendeu retomar o rito de tramitação das medidas provisórias, que havia sido suspenso por Arthur Lira (PP-AL), e é um dos principais motivos de atrito no Congresso.
Conteúdo relacionado
- Bolsonaro diz que Michelle pode concorrer à Presidência
- Juíza condena 8 por plano do PCC de ataque a Moro
- Belém participa de Feira Internacional de Turismo em Madrid
Disputaram contra ele os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Marcos Pontes (PL-SP), apesar do consenso do PL ter sido pela eleição de Alcolumbre. Cada um dos concorrentes obteve quatro votos.
Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS), que também eram candidatos, desistiram da candidatura durante suas falas ao plenário antes do início das votações.
Marcos do Val pedia maior "liberdade de expressão", e afirmou ser alvo de censura por parte do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Thronicke, por sua vez, pediu que Alcolumbre tenha maior compromisso com as pautas da bancada feminina, e mais representatividade feminina na Mesa Diretora da Casa.
Neste sábado (01), também será feita a eleição para a presidência da Câmara Federal, disputada por Hugo Motta (Republicanos-PB), Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Mesa diretora
Também estão sendo votados os candidatos à Mesa Diretora da Casa Legislativa. Confira os candidatos para cada cargo:
- Primeira Vice-Presidência: Eduardo Gomes (PL-TO)
- Segunda Vice-Presidência: Humberto Costa (PT-PE)
- Primeira Secretaria: Daniella Ribeiro (PSD-PB)
- Segunda Secretaria: Confúcio Moura (MDB-RO)
- Terceira Secretaia: Ana Paula Lobato (PDT-MA)
- Quarta Secretaria: Dr. Hiran (PP-RR) e Laércio Oliveira (PP-SE)
- Suplência de Secretaria: Chico Rodrigues (PSB-RR)
Confira as atribuições de cada cargo:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar