No dia em que Belém completou 409 anos de fundação, a prefeitura da cidade, em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, entregou para a população um pacote de obras e serviços que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas e fortalecer a segurança pública.
A inauguração da primeira etapa da macrodrenagem do canal da avenida Gentil Bittencourt, no trecho entre a travessa Teófilo Conduru e a rua da Olaria, no bairro de Canudos, foi o primeiro dos presentes recebidos pela capital paraense neste domingo festivo.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Prefeito Igor Normando quer resgatar o orgulho de Belém
- Prefeitura paga quase R$ 5 milhões do benefício do Bora Belém
O prefeito Igor Normando e a governadora em exercício, Hana Ghassan, estiveram pessoalmente no local para conferir o resultado da obra e comemorar, junto aos moradores, o início de um novo ciclo, no qual já não existem mais os alagamentos e tantos outros transtornos que, durante muitos anos, atormentaram a vida de quem residia ali.
Ao lado de secretários estaduais e municipais, vereadores, deputados e lideranças comunitárias, eles inauguraram, juntos, a obra, que envolveu trabalhos de recuperação das paredes do canal; implantação de novas redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário; pavimentação asfáltica das vias laterais; uma ponte e duas passarelas; urbanização viária; aterramento de quintais e ciclofaixa.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
“Nós transformamos Belém em um canteiro de obras, vivemos um momento de prosperidade. Essa é uma obra bastante simbólica, porque representa muito bem o legado que queremos deixar para a nossa cidade, a partir da COP 30. Gerações que sofreram com alagamentos na bacia do Tucunduba nunca mais terão suas casas invadidas pelas águas das chuvas. É o que se quer de uma cidade como Belém, uma cidade limpa e linda, que a gente ama tanto”, declarou a governadora em exercício.
Para o prefeito de Belém, Igor Normando, a entrega reforça a grande parceria que está unindo cada vez mais a prefeitura da capital e o governo do Estado, em prol de uma Belém cada vez melhor. “O governo do Estado, ao longo dos anos, tem sido um grande protetor da cidade de Belém, espalhando obras e serviços fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa população. E agora, com a gente na prefeitura, pode ter certeza de que o trabalho vai ser redobrado, a prefeitura vai fazer a sua parte, o governo do estado vai continuar ajudando Belém e nós vamos garantir grandes conquistas para a nossa cidade, como a que hoje estamos inaugurando. Essa é mais uma de um grande pacote de obras de saneamento e de macrodrenagem que o governo do estado está fazendo na nossa cidade e que vai garantir a qualidade de vida de centenas de milhares de pessoas”, frisou.
O servidor público Flávio Oliveira, 55 anos, contou que nasceu e se criou na Gentil, no trecho contemplado com a obra. Ele lembrou que, durante sua infância e adolescência, a vida no local era muito difícil, pela falta de saneamento, cenário que perdurou até pouco tempo, com o início da intervenção feita pelo governo do estado. “Antes era só um lamaçal, que foi melhorando um pouco ao longo dos anos, mas essa obra que está sendo inaugurada agora é uma obra imponente mesmo, que elevou a rua e acabou com os alagamentos que havia. A gente sofria muito com a enchente, todas as casas iam para o fundo, era uma dificuldade para as pessoas acessarem, principalmente idosos e crianças, agora não, vamos poder até fazer caminhada aqui”, festejou.
Casa da Mulher Brasileira
A governadora em exercício anunciou ainda, na ocasião, o repasse de R$ 19 milhões do governo federal para o governo do Estado, visando à construção e aparelhamento da primeira Casa da Mulher Brasileira na capital paraense, que será implantada no bairro do Jurunas.
O equipamento tem como objetivo oferecer atendimento integral e humanizado a mulheres vítimas de violência. A Casa da Mulher Brasileira de Belém terá gestão compartilhada entre o governo estadual e a prefeitura.
Entregas também contemplaram a área da segurança pública
Ainda durante o ato, o governo do estado fez o repasse de 600 armas e outros equipamentos, como armas não letais e coletes balísticos, para a prefeitura de Belém, para utilização pela Guarda Municipal de Belém, zerando, assim, um déficit histórico da corporação. Agora, todo o efetivo de guardas municipais da cidade contará com o seu kit de armamentos completo. As armas doadas são do tipo pistolas semiautomáticas, calibre .40, da marca Taurus. Na ocasião, também foi formalizado acordo para participação da Polícia Militar nas ações de reordenamento e fiscalização do trânsito em Belém.
“Essa parceria vai ser fundamental para que se possa organizar o trânsito de Belém, garantindo mais segurança e preservação dos logradouros públicos. Todos esses serviços vão fazer a nossa cidade alavancar e fazer, também, com que cada cidadão belenense se sinta cada vez mais integrado a esse Estado extraordinário que é o Pará”, disse o prefeito Igor Normando, sobre as parcerias.
A governadora em exercício, Hana Ghassan, também destacou a integração entre os sistemas de segurança públicos, do Estado e do município. “O governo do estado coloca à disposição da Guarda Municipal de Belém armamentos para ajudar no cuidado com a segurança e passa a ajudar também a organizar o trânsito de Belém. É essa união que nós queremos construir, por isso, agradecemos também ao governo federal por ter disponibilizado recursos para que juntos possamos entregar tantas obras e serviços para a cidade de Belém, que certamente não será a mesma cidade ao final e 2025. Hoje temos muitos motivos para comemorar”, pontuou.
O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Uálame Machado, acompanhou a programação e destacou a importância dos atos voltados para fortalecer a segurança pública no município de Belém. “A segurança pública já era uma prioridade para o governo do estado e agora se torna prioridade também para a prefeitura de Belém. Nós estamos entregando 600 armas para a Guarda Municipal de Belém, para que todo guarda municipal tenha o seu kit armamento e assim ele possa garantir a sua segurança e a segurança da população. No trânsito, também será feito um trabalho fundamental. A Polícia Militar, que já tem o papel de fazer as abordagens em busca de armas e drogas, vai poder fazer um serviço mais completo, vendo as irregularidades administrativas, que também poderão ser autuadas pela própria PM. Eram apenas as cidades de Belém e São Luís que não contavam com esse trabalho integrado em todo o Brasil, mas agora Belém já avança nesse sentido também”, explicou.
A comandante da Guarda Municipal de Belém, Ellen Melo, destacou o convênio que permite agora à Polícia Militar atuar no trânsito de Belém, junto com a Guarda Municipal e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). “Sem dúvida, atuar em conjunto com a Polícia Militar e a Semob vai ajudar a melhorar o fluxo de veículos, uma vez que vamos poder retirar motos roubadas de circulação e toda e qualquer situação que possa prejudicar o trânsito. Da mesma forma, o recebimento de novos equipamentos da Polícia Militar é de grande importância, uma vez que a Guarda estava com déficit de armamentos. Agora, vamos poder equipar melhor os nossos guardas para eles poderem proteger a eles mesmos e à população de uma forma melhor. Temos agora uma guarda armada, qualificada e muito bem treinada”, analisou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar