plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DIPLOMACIA E COP 30

Helder diz que espera compromisso de Trump na Cop 30

O governador do Pará defende participação dos EUA e reforça necessidade de compromissos ambientais na conferência sobre mudanças climáticas, marcada para 2025, em Belém.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Helder diz que espera compromisso de Trump na Cop 30 camera Helder Barbalho espera que o presidente norte-americano participe da COP 30 em Belém. | Agência Pará e Instagram

O posicionamento do presidente eleito dos Estados Unidos em relação aos temas climáticos pode impactar a COP 30. Com uma agenda contrária às políticas ambientais, a possível ausência de Trump na conferência pode ter efeitos negativos para o planeta. No entanto, segundo o governador do Pará, os interesses da humanidade devem prevalecer.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), manifestou interesse em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participe da COP 30, evento que será realizado em novembro de 2025, em Belém.

Em entrevista ao Jornal da CBN, o político destacou a importância de os Estados Unidos manterem compromissos ambientais e ressaltou a necessidade de uma cobrança rigorosa do país, dado seu papel de influência global na questão climática.

Quer mais notícias de política? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Segundo Helder Barbalho, é essencial garantir uma abordagem direta e objetiva sobre o financiamento climático e as ações concretas que estão sendo realizadas.

"É preciso ser uma cobrança clara e objetiva sobre financiamento climático e quais entregas estão sendo feitas", disse.

Ao comentar sobre o evento em Belém, o governador afirmou que a COP 30 será uma oportunidade para abordar temas ambientais de forma integrada com a realidade amazônica, incluindo a situação dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e da agricultura familiar.

“Será uma oportunidade de discutir o meio ambiente com o pé na floresta, olhando para os povos indígenas, para os povos quilombolas, para os ribeirinhos, para a agricultura familiar tão importante desta região”.

Durante a COP 30, representantes dos países participantes deverão apresentar metas para a redução de emissões de gases do efeito estufa. O governador espera que uma possível ausência do presidente eleito dos Estados Unidos não enfraqueça as discussões e deliberações previstas para o evento.

O governador afirmou também que é natural os impactos caso os EUA abandonem novamente o Acordo de Paris, uma das promessas do presidente americano durante a campanha.

A COP 30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, marcada para ocorrer em 2025 na capital paraense.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias