plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
"INACEITÁVEIS"

Chile convoca embaixador do Brasil após ataques de Bolsonaro

Bolsonaro acusou o presidente chileno, Gabriel Boric, de atear fogo em metrô durante protestos de 2019.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Chile convoca embaixador do Brasil após ataques de Bolsonaro camera O presidente Jair Bolsonaro no debate de domingo. | Reprodução: Band Tv

As declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre os governos de esquerda na América Latina causaram desconforto no Chile e em seu presidente, Gabriel Boric. No debate na noite deste domingo (28), promovido por UOL, Folha de S. Paulo, Band e TV Cultura, o represente brasileiro levantou acusações ao vivo contra chefes de nações da sul-americanas.

Em protesto contra as declarações de Bolsonaro, o Chile convocou nesta segunda-feira (29) para consultas o embaixador do Brasil em Santiago, Paulo Roberto Soares, contra seu homólogo chileno Gabriel Boric, a quem o presidente acusou de "queimar o metrô" nos protestos de 2019, informou a chanceler Antonia Urrejola.

Em nota, o governo chileno citou o presidente brasileiro por nome e afirmou que as falas "são inaceitáveis e não estão de acordo com o tratamento respeitoso devido aos chefes de Estado ou com as relações fraternas entre dois países latino-americanos".

Após debate da Band, Bolsonaro desiste de novas sabatinas

Ao mirar seu principal oponente nas eleições deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o chefe do Executivo brasileiro disse ontem: "Lula apoiou o presidente do Chile também, o mesmo que praticava atos de tocar fogo em metrôs lá no Chile. Para onde está indo o nosso Chile?".

Boric, de 35 anos, é ex-líder estudantil e o presidente mais jovem da história de seu país. Sua vitória representa uma guinada à esquerda e rompeu com três décadas de alternância entre os partidos de centro desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990. No início do ano, Bolsonaro rejeitou ir à posse de Boric e enviou seu vice, Hamilton Mourão (Republicanos).

Bolsonaro é questionado sobre fome e relativiza dados

Ainda no discurso contra o petista, Bolsonaro citou os governos da Argentina, Colômbia e Venezuela antes de falar sobre a Nicarágua. "O nosso prezado presidente Lula apoiou, na Nicarágua, [Daniel] Ortega, que agora persegue cristãos, prende padres, expulsa freiras. Uma perseguição religiosa sem tamanho. E quando ele é questionado sobre isso, ele diz: 'Não devemos meter o nariz em outros países'".

Bolsonaro ataca jornalista Vera Magalhães e Tebet

A fala não é isolada. Em suas lives semanais, o presidente brasileiro tem investido contra esses governos, ressaltando, como ontem, que o Brasil estaria recebendo "mais de 500 pessoas por dia" da Venezuela "fugindo da fome, da miséria, da violência".

As críticas do presidente a respeito da "nossa Argentina" giram em torno da economia do país, enquanto as sobre a Colômbia assumem um tom moral, alegando que o presidente Gustavo Petro apoia "liberação de drogas, liberação de presos".

Em entrevista na semana passada ao Jornal Nacional, Bolsonaro propositalmente evidenciou uma "cola" em sua mão esquerda com as palavras: "Nicarágua", "Argentina", "Colômbia" e "Dario Messer", também conhecido como "o doleiro dos doleiros".

Veja a nota:

Imagem da nota do Ministério de Relações Exteriores do Chile em protesto a uma fala de Jair Bolsonaro
📷 Imagem da nota do Ministério de Relações Exteriores do Chile em protesto a uma fala de Jair Bolsonaro |(Divulgação
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias