plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TRÁFICO INTERNACIONAL

Avião com uma tonelada de drogas é interceptado no Pará

Ação conjunta aponta nova rota aérea do narcotráfico após bloqueios fluviais na região amazônica

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Avião com uma tonelada de drogas é interceptado no Pará camera A tonelada de droga apreendidas pela PM e PF | Divulgação

O céu virou caminho para o crime, mas também para as ações de repressão por parte das forças de segurança. Na noite da última quinta-feira (31), uma operação integrada entre a Polícia Militar do Pará (PMPA) e a Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de aproximadamente uma tonelada de entorpecentes que era transportada em uma aeronave de pequeno porte.

A ação ocorreu em uma área remota, próximo à vila de Divinópolis, que fica no município de Rurópolis, que fica na região sudoeste do Pará, onde o avião havia pousado em uma pista clandestina.

Conteúdo Relacionado

Fruto de um trabalho minucioso de inteligência, a operação mobilizou oito viaturas terrestres e apoio aéreo, com acompanhamento das movimentações suspeitas em rota já conhecida por ser usada por facções criminosas ligadas ao tráfico internacional.

De acordo com as investigações realizadas pelas duas corporações, a droga foi identificada como skunk, que seria destinada a redes de distribuição fora do Brasil. A apreensão é reflexo direto da adaptação das organizações criminosas, que passaram a utilizar o espaço aéreo para burlar os bloqueios fluviais implantados na região, como a Base Candiru, no rio Amazonas.

Com essas rotas sob vigilância, os traficantes apostam agora em pistas clandestinas e voos de baixa altitude. A aeronave interceptada foi identificada como um modelo Sêneca. Um segundo avião, possivelmente um Baron, segue sendo procurado pelas forças de segurança.

Uma das aeronaves apreendidas na operação
📷 Uma das aeronaves apreendidas na operação |Divulgação

Dois homens foram presos em flagrante, além da apreensão de duas caminhonetes e as duas aeronaves utilizadas na operação. As equipes seguem em campo para localizar novos envolvidos. Segundo a Polícia Militar, as guarnições partiram ainda de madrugada para alcançar o ponto de pouso, enfrentando terrenos de difícil acesso e intensa mata fechada.

O comandante-geral da PM do Pará, coronel Dilson Júnior, destacou a complexidade da operação e o papel fundamental da atuação conjunta com a Polícia Federal. “Essas facções têm usado todos os meios para tentar driblar a segurança pública, mas a integração entre forças e a tecnologia têm nos permitido responder com firmeza. Essa foi uma resposta pelo ar, com precisão e estratégia”, afirmou.

Já o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, reforçou que o volume de drogas apreendido aproxima o estado de um novo recorde histórico. “Com essa apreensão de quase uma tonelada de skunk, caminhamos para superar os números de 2024 já nos primeiros meses deste ano. A repressão ao tráfico no Pará é firme e continuará avançando por terra, rio ou ar”, afirmou.

Quer saber mais de polícia? Acesse o nosso canal no WhatsApp

A área da apreensão, segundo as autoridades, é conhecida por ser usada como ponto logístico do tráfico internacional. A operação continua em andamento com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), e novas ações estão previstas para impedir o avanço da criminalidade organizada na região.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Polícia

    Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

    Últimas Notícias