No intenso fluxo de veículos que cruzam diariamente as divisas do Pará, o trabalho de fiscalização permanece como uma das principais barreiras contra fraudes fiscais e transporte irregular de mercadorias.
Nesta sexta-feira (28), a Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito do Gurupi, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), em Cachoeira do Piriá, região que faz fronteira com o Maranhão, apreendeu uma carga variada avaliada em quase R$ 140 mil após indícios de irregularidade na documentação apresentada.
Conteúdo Relacionado
- Icônica sede do Rancho será leiloada na próxima segunda
- Assessor de vereador Mayky Vilaça é citado em esquema criminoso
Segundo a Sefa, o veículo, que saiu de Salvador (BA) com destino a Belém (PA), foi parado para vistoria e apresentou uma nota fiscal emitida para uma pessoa física. A inconsistência levantou suspeitas, já que o volume de produtos indicava finalidade comercial, situação que exige recolhimento de imposto.
Durante a conferência física, os fiscais encontraram nove notebooks, sete radiocomunicadores, 400 mochilas, 18 malas, 1.200 canetas, 400 garrafas térmicas e mais de mil camisetas, além de outros itens. Diante das irregularidades, foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 37.188,38, referente à cobrança dos tributos devidos e da multa aplicada.
A Sefa reforça que o estado conta com oito unidades de fronteira dedicadas ao controle de mercadorias em trânsito, além de estruturas específicas para fiscalizar portos e aeroportos.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O objetivo é garantir que produtos que entram e saem do Pará cumpram a legislação tributária e não prejudiquem a concorrência ou a arrecadação estadual.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar