No último dia de um dos mais importantes eventos climáticos do mundo, realizado em Belém do Pará, o governador Helder Barbalho marcou presença no Pavilhão da Blue Zone, acompanhado da primeira-dama Daniela Barbalho, para acompanhar os momentos finais das negociações internacionais da COP 30.
Ao comentar o encerramento, Helder destacou o orgulho do Pará e a capacidade de Belém em receber um evento dessa magnitude. Segundo ele, o Estado encerra a conferência com a sensação de dever cumprido.
O governador afirmou estar “profundamente feliz de ver o encerramento desse processo e a cidade de Belém podendo ter recebido este evento extraordinário, podendo ter acolhido a todos”. Ele reforçou ainda que “todos que vieram aqui saem com absoluta convicção de que foi a melhor COP de todos os tempos, com um ambiente extraordinário”.
Expectativas para os acordos e compromissos climáticos
Questionado sobre os avanços esperados nos documentos finais, Helder foi otimista:
“A expectativa positiva é torcer que, ao fim das discussões, os documentos possam apresentar compromissos que representem aquilo que o meio ambiente necessita, a partir dos gestos efetivos das lideranças que têm responsabilidade com o planeta”, declarou.
Ele explicou que, na fase final, o trabalho cabe às delegações oficiais. “Agora só mesmo cabe aos diplomatas, cabe aos delegados. Da parte do governo da organização, da cidade, o que importa nesse momento das nossas obrigações foi cumprido”, explicou.
Belém como capital da Amazônia e legado da COP 30
Helder ressaltou que a COP 30 deixa um legado importante para a economia local e para a imagem de Belém no cenário internacional. “Sem dúvida, o legado do evento, a economia gerada a partir de todo este momento que nós vivemos, deixa um saldo extremamente positivo. E daqui para frente, poder fazer com que essa expectativa de consolidar Belém como capital da Amazônia possa se concretizar”, enfatizou.
Orgulho dos voluntários e funcionamento da cidade
O governador também elogiou o empenho da população, dos servidores e dos voluntários.
“Todos colaboraram. A cidade colaborou, a população colaborou, os voluntários, os servidores públicos… todos mostraram sua capacidade e compromisso de oferecer o melhor”, elogiou.
Ele destacou ainda que Belém respondeu bem ao desafio de receber milhares de visitantes.
“Concluímos estas duas semanas mostrando uma cidade preparada para o evento e que respondeu a todas as expectativas e necessidades urbanas, com todos os serviços funcionando plenamente”, avaliou.
Participação popular recorde
A COP 30 também marcou a história pela presença massiva da população. “Nós tivemos diariamente, na Green Zone, uma circulação de cerca de 20 mil pessoas. É a maior participação popular ao longo das 30 edições da COP”, comemorou Helder.
Para ele, o envolvimento da sociedade amazônida foi determinante. “Esta conexão entre aqueles que estão nas atividades oficiais e a sociedade amazônida construiu uma atmosfera singular, única, que certamente alavanca a qualidade da COP 30”, finalizou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar