Um incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira (20), um pavilhão da blue zone da COP30, em Belém, e pode ter sido causado pelo mau funcionamento de um micro-ondas, segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros do Pará.
A perícia oficial ainda está em andamento, mas o equipamento foi identificado pelos agentes como o possível ponto de início das chamas.
O que se sabe até agora
De acordo com os Bombeiros, o fogo teve início por volta das 14h em um estande localizado na blue zone, área da conferência que abriga os pavilhões de países e organizações e onde ocorrem as negociações oficiais. O incêndio durou cerca de seis minutos.
Durante a ocorrência, 56 bombeiros que já estavam no local atuaram no combate às chamas, utilizando 244 extintores e mangueiras. A energia da área interna foi desligada, e as atividades da conferência foram temporariamente interrompidas. A intensa fumaça provocou correria entre os participantes.
Não há registro de feridos, mas 13 pessoas receberam atendimento por terem inalado fumaça.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Divergência sobre a causa inicial
Antes da análise preliminar dos Bombeiros, o ministro do Turismo, Celso Sabino, havia sugerido que o incêndio poderia ter sido provocado por um celular que teria pegado fogo. No entanto, após a vistoria inicial, o micro-ondas passou a ser o principal foco da investigação.
Responsabilidade pela área
Após o incidente, a ONU informou que a responsabilidade pela blue zone, tradicionalmente administrada pelas Nações Unidas durante a COP, passa agora para o governo brasileiro, que assume a gestão do espaço até a conclusão dos eventos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar