O Brasil se aproxima de um dos marcos mais importantes da sua história: o feriado da Proclamação da República, celebrado no sábado, 15 de novembro. A data relembra o momento em que o país deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república, em 1889, com o marechal Deodoro da Fonseca assumindo o comando provisório do novo regime.
Embora o feriado caia no fim de semana, impedindo o tradicional “feriadão”, há boas notícias para quem gosta de aproveitar dias de descanso: o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, cairá numa quinta-feira, garantindo a possibilidade de um feriado prolongado em várias cidades do país, incluindo municípios da Baixada Santista que adotam a data como feriado municipal.
Proclamação da República: história e significado
O episódio de 15 de novembro de 1889 marcou o fim de um ciclo de 67 anos de monarquia e o início de uma nova forma de governo, baseada nos princípios de soberania popular e divisão dos poderes. O Decreto nº 1 destituiu o imperador Dom Pedro II e proclamou a República dos Estados Unidos do Brasil, nome que mais tarde seria substituído por República Federativa do Brasil.
Mais do que um marco político, a data é um convite à reflexão sobre democracia, cidadania e participação social, valores que continuam em constante construção no país.
Confira a matéria completa no jornal Diário do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar