Com a chegada da COP30, Belém se transforma não apenas no centro das discussões climáticas, mas também em palco de uma grande mobilização na área da saúde. A expectativa de aumento no fluxo de pessoas e na demanda por atendimentos levou o governo a reforçar a rede pública, garantindo resposta rápida a emergências e acolhimento à população local e aos visitantes.
Como parte dessa estratégia, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), inaugurou, na última quinta-feira (6), o Hospital de Campanha da Força Nacional (HCamp), instalado na Usina da Paz Jurunas/Condor.
Conteúdo Relacionado:
- Belém amplia rede de saúde para garantir atendimento na COP30
- Tecnologia reforça combate à dengue no Parque da Cidade
A unidade foi montada especialmente para o período da conferência na capital paraense e funcionará em regime de porta aberta, com atendimento 24 horas voltado a casos de baixa e média complexidade.
O hospital é composto por oito módulos, sendo seis de assistência direta e dois de apoio logístico e administrativo, garantindo estrutura completa para acolhimento, triagem, emergência e estabilização de pacientes. O espaço tem capacidade para atender cerca de 200 pessoas por dia, com 145 profissionais de saúde atuando durante o evento.
De acordo com o coordenador do HCamp, Djair Soares, o funcionamento da unidade representa uma importante ação de cooperação entre os governos federal, estadual e municipal. “É uma iniciativa concreta que amplia a capacidade de resposta do SUS e assegura atendimento ágil em um momento de grande movimentação na capital”, destacou.
O diretor de Desenvolvimento e Auditoria dos Serviços de Saúde da Sespa, Guilherme Mesquita, explicou que o hospital também está preparado para situações de maior gravidade, com sala vermelha equipada com dois leitos para estabilização e encaminhamento de pacientes a unidades de referência. Entre os casos mais esperados estão resfriados, dores de cabeça e diarreia, mas a estrutura permite respostas a emergências mais complexas.
Para a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz, a instalação do hospital reflete o compromisso do governo em garantir segurança e bem-estar durante a COP30. “Estamos trabalhando para oferecer uma rede assistencial integrada e eficiente, tanto para os participantes da conferência quanto para os moradores de Belém”, afirmou.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
O Hospital de Campanha da Força Nacional funcionará entre os dias 7 e 25 de novembro, simbolizando o esforço conjunto para assegurar que o maior evento climático do planeta aconteça com saúde e segurança para todos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar