A Cúpula do Clima, também conhecida como Cúpula dos Líderes, reúne chefes de Estado, líderes de governo e ministros nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de novembro, colocando Belém como grande palco diplomático e no centro do mundo.
Apesar dos feriados municipais dos dias 6 e 7 de novembro, instituídos pela Lei nº 10.212/2025 da Prefeitura de Belém, o trânsito nas principais vias da capital paraense vem apresentando um fluxo intenso e de maior lentidão em virtude das operações especiais montadas para a COP30 e outros eventos que acontecem na cidade.
Uma movimentação intensa é registrada especialmente nas avenidas próximas ao Parque da Cidade — local de realização da conferência — como a avenida Júlio César, a avenida Almirante Barroso e a avenida Duque de Caxias, onde se somam bloqueios, desvios e acessos restritos.
Quer mais notícias sobre a COP30? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
Segundo o plano de mobilidade divulgado pela Prefeitura de Belém e demais órgãos, o esquema se destina a garantir a segurança e fluidez do tráfego diante da circulação intensa de delegações e do público relacionado à conferência. Em contrapartida, para os motoristas comuns, as mudanças implicam em mais tempo de deslocamento e atenção redobrada às placas e agentes de trânsito.
ACOMPANHE O TRÂNSITO EM TEMPO REAL
Na Av. Júlio César, por exemplo, há trecho totalmente interditado entre o elevado Daniel Berg e a Av. Almirante Barroso, conforme trecho do plano de mobilidade aprovado para o evento.Já a Av. Duque de Caxias, considerada rota estratégica para o evento e recentemente revitalizada, absorve grande parte do fluxo alternativo.
Ônibus municipais e privados enfrentam desvios: as linhas regulares que passavam pela Av. Presidente Vargas, Av. Nazaré e Magalhães Barata foram redirecionadas para vias como Av. Pedro Álvares Cabral e Av. Dr. Freitas, de modo a liberar o entorno do Parque da Cidade.
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará e a Polícia Rodoviária Federal reforçaram o alerta para que motoristas respeitem a sinalização temporária e não interfiram nas rotas oficiais das comitivas.
Veja as vias interditadas:
Trânsito e ônibus gratuito
As autoridades recomendam que, sempre que possível, motoristas e moradores considerem alternativas como transporte público, bicicleta ou caminhada para evitar os trechos mais impactados. O plano de mobilidade prevê também uso intensificado de transporte dedicado e a rede de mobilidade ativa como opção para driblar o trânsito mais pesado.
Para facilitar o deslocamento de quem vive e de quem visita a cidade, a Prefeitura de Belém disponibiliza ônibus gratuitos nos dias 6 e 7 de novembro, feriados municipais, e naturalmente no domingo, dia 9.
A iniciativa garante que belenenses e turistas possam circular com mais facilidade pelos bairros e distritos da capital paraense, aproveitando os principais pontos turísticos, gastronômicos e culturais sem precisar pagar passagem. Além disso, estimula o uso do transporte público como alternativa sustentável, alinhada ao propósito de uma cidade que se prepara para sediar o maior evento climático do planeta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar