Uma operação de rotina acabou revelando uma grande irregularidade no transporte de bebidas no interior do Pará. Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam uma carga de 33.480 garrafas de cachaça, avaliadas em R$ 155,9 mil, que circulava de forma irregular pela Rodovia BR-163, no trecho do município de Novo Progresso, região sudoeste do Estado.
A apreensão ocorreu na última terça-feira (4), durante fiscalização na unidade fazendária de Serra do Cachimbo, que atua no controle de mercadorias em trânsito. O caminhão transportava o produto oriundo de Pirassununga (SP) e tinha como destino final uma empresa localizada em Manaus (AM).
Conteúdo Relacionado
- Mais de 7 mil garrafas de bebidas são apreendidas no Pará
- Pará: motorista com nota de cimento escondia cachaça
De acordo com o coordenador da unidade, Maycon Freitas, a irregularidade foi constatada após análise dos documentos fiscais. “A empresa destinatária no Amazonas está com o cadastro estadual suspenso, o que a impede de realizar compras de mercadorias”, explicou o servidor.
A Central de Monitoramento de Trânsito (Cemotran) da Sefa já havia emitido um alerta sobre a carga, o que possibilitou acompanhar o deslocamento do caminhão até a abordagem.
Após a constatação da infração pelos fiscais da Sefa-PA, foi lavrado um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 97.032,59, correspondente aos impostos e multas devidos.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A ação faz parte das estratégias da Sefa para reforçar o combate à sonegação fiscal e ao transporte irregular de produtos nas rodovias paraenses, garantindo maior controle sobre o comércio interestadual e a arrecadação de tributos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar