A Região Metropolitana de Belém (RMB) vive um novo momento na mobilidade urbana. Às vésperas da COP30, que inicia no próximo dia 10 de novembro, o transporte público ganha um reforço importante com a chegada da bilhetagem eletrônica “Pra Já”, sistema que promete transformar a experiência de quem utiliza o BRT Metropolitano e tornar o deslocamento entre os municípios mais ágil, seguro e acessível.
A novidade será inaugurada nesta sexta-feira (31) e marca mais um passo do Governo do Pará rumo à modernização do transporte coletivo. O novo modelo de bilhetagem digital, desenvolvido pela empresa Autopass, é exclusivo para o BRT Metropolitano, que atende os municípios de Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara, Benevides, Marituba, Ananindeua e Belém.
Conteúdo Relacionado
- Helder apresenta Centro de Controle e anuncia implantação BRT Metropolitano
- Confira as rotas do BRT Metropolitano que será inaugurado no sábado (1)
O sistema oferece três formas de acesso: o bilhete digital com QR Code, comprado via Pix pelo aplicativo Pra Já Metropolitano; o bilhete físico, disponível nas bilheterias do BRT; e o cartão recarregável Pra Já, que pode ser abastecido tanto pelo app quanto diretamente nos terminais.
A proposta do sistema é garantir comodidade ao passageiro e ampliar o acesso a tecnologias de pagamento rápido e seguro, sem precisar lidar com dinheiro físico e problemas consequentes, como falta de troco, por exemplo.
Com a implantação, o governo estima 3,8 milhões de transações mensais, movimentando a economia local e criando mais de 150 empregos diretos, entre bilheteiros, técnicos e operadores. Ao todo, serão 419 validadores instalados em 265 ônibus, 32 estações e dois terminais do sistema.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Apesar de ainda não ter integração com o cartão utilizado no transporte urbano de Belém, o “Pra Já” representa um avanço importante na estrutura do BRT Metropolitano. A iniciativa alia inovação, eficiência e inclusão, preparando a capital e sua região para um novo padrão de mobilidade, mais inteligente, sustentável e conectada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar