
O fim de semana do Círio de Nazaré transforma Belém em um grande centro de fé, cultura e encontro. Mas, além das procissões e da devoção nas ruas, a cidade também ajusta o funcionamento de seus principais pontos turísticos e espaços de lazer para receber visitantes e garantir que todos possam aproveitar o feriado de forma organizada.
Entre os dias 10 e 13 de outubro, o ritmo da capital muda. Museus, parques, centros culturais e shoppings terão horários especiais, tanto por conta das celebrações religiosas quanto pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças, comemorados no domingo (12).
Conteúdo Relacionado
- Mudanças no horário do Terminal Hidroviário de Belém para o Círio
- Carros que serão usados em traslado ficam em exposição nesta quarta, 8
Pontos turísticos com acesso gratuito terão ajustes
A Organização Social Pará 2000, responsável por locais como o Mangal das Garças, a Estação das Docas e o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, divulgou horários diferenciados para o período. Todos os espaços têm entrada gratuita e devem registrar movimento intenso nos dias que antecedem o Círio.
No Mangal das Garças, o funcionamento será das 8h às 18h na sexta (10) e segunda (13), mas o parque fecha mais cedo no sábado (16h) e abre mais tarde no domingo (11h), para acompanhar o fluxo da procissão.
A Estação das Docas antecipará a abertura no sábado (11), funcionando das 6h às 15h, e abrirá após a romaria no domingo (12), das 11h30 à meia-noite. Já o Parque do Utinga não abrirá no domingo do Círio, retomando as atividades normalmente na segunda (13).
Comércio e shoppings terão expediente adaptado
O Sindilojas Belém autorizou a abertura das lojas no domingo (12), das 16h às 22h, mediante pagamento de diária dobrada aos trabalhadores e folga compensatória.
Nos shoppings, o funcionamento também será ajustado. O Pátio Belém, por exemplo, abrirá no sábado (11) das 10h às 22h, e no domingo (12), as lojas funcionam das 16h às 21h, com a praça de alimentação até as 22h. O estacionamento estará disponível a partir das 6h, com tarifa normal.
Outros centros comerciais, como Boulevard, Parque Shopping, Metrópole e Grão-Pará, seguirão horários semelhantes, garantindo opções de lazer e consumo ao longo do feriado.
Museus e espaços culturais também terão horários especiais
Os museus e memoriais da Secult terão alterações, especialmente no domingo (12), quando a maioria permanecerá fechada. O Museu do Estado do Pará abrirá apenas a capela para visitação, enquanto o Arquivo Público segue fechado por conta de obras.
No Complexo Porto Futuro, o Armazém da Gastronomia funcionará no sábado (11) das 9h às 16h, e no domingo (12) das 12h às 22h. Já o Museu das Amazônias abrirá no sábado (12h às 16h) e no domingo (14h às 20h). O Espaço São José Liberto, por sua vez, ficará fechado no domingo do Círio, reabrindo excepcionalmente na segunda (13), das 10h às 18h.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Com a movimentação intensa nas ruas e nos espaços públicos, o feriado promete unir devoção, lazer e turismo, reforçando o papel do Círio de Nazaré como o maior símbolo da cultura e da fé paraense, e um dos momentos mais aguardados do ano em Belém.
Com informações de Even Oliveira, repórter do Diário do Pará
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar