plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
GUARDIÕES DA FLORESTA

Polícia Civil prende homem em Redenção por crimes ambientais

O preso é investigado por desmatar mais de 7.500 hectares de uma Área de Proteção Ambiental localizada no município de Altamira, no oeste paraense.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Polícia Civil prende homem em Redenção por crimes ambientais camera O preso foi levado à Delegacia de Redenção. | Divulgação/Agência Pará

O cenário atual da Amazônia é preocupante, especialmente devido ao período de seca intensa e à prática criminosa das queimadas. A ação humana, sem dúvida, é o principal fator responsável pela destruição da fauna e da flora desse importante bioma.

A Polícia Civil do Pará, por intermédio da Força-Tarefa Amazônia Segura, e com o apoio operacional do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Redenção, no sul do Estado, deu cumprimento na tarde de segunda-feira (6) a um mandado de prisão preventiva, expedido contra um homem pelos crimes de dano à unidade de conservação, incêndio em mata ou floresta e desmatamento em terras públicas ou devolutas. A ação policial ocorreu durante a Operação “Guardiões da Floresta”, deflagrada em Redenção.

O mandado, expedido pela 2ª Vara de Juiz das Garantias das Comarcas do Interior, foi requerido pela autoridade policial durante diligências que investigam queimadas criminosas de grandes proporções. “O crime cometido pelo investigado resultou no desmatamento de aproximadamente 7.867,630 hectares de vegetação nativa, entre os meses de julho e agosto de 2025, no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, situada no município de Altamira. Após a ordem judicial, nós conseguimos localizar e prender o homem em cumprimento ao mandado”, explicou o delegado Iuri Castro, diretor da Força-Tarefa Amazônia Segura.

Integração - A Força-Tarefa Amazônia Segura é uma unidade especializada em apurar crimes ambientais de alta complexidade e impacto, que atua de forma integrada com outros órgãos de segurança e fiscalização no combate à devastação ilegal da floresta amazônica.

O mandado, expedido pela 2ª Vara de Juiz das Garantias das Comarcas do Interior, foi requerido pela autoridade policial durante diligências que investigam queimadas criminosas de grandes proporções.
📷 O mandado, expedido pela 2ª Vara de Juiz das Garantias das Comarcas do Interior, foi requerido pela autoridade policial durante diligências que investigam queimadas criminosas de grandes proporções. |Divulgação/Agência Pará

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

“As nossas investigações revelaram que as queimadas foram provocadas de forma intencional e coordenada, tendo como finalidade o desmatamento da área protegida para posterior exploração pecuária, com a inserção de rebanho bovino em zona ambientalmente sensível e legalmente destinada à recuperação florestal”, completou o delegado.

Após a prisão, o homem foi conduzido à Delegacia de Redenção, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis, e já está à disposição do Poder Judiciário.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias