plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO LASGRAEL

Fraude milionária em contas de luz é desmantelada no Pará

Operação prendeu três suspeitos de esquema que apagava dívidas com dados falsos inseridos no sistema da concessionária; prejuízo pode impactar tarifas de energia

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Fraude milionária em contas de luz é desmantelada no Pará camera Polícia Civil do Pará cumpre mandados durante a Operação Lasgrael, que desmontou esquema de fraude em contas de luz com prejuízo milionário à concessionária de energia. | PCPA/Divulgação

Nesta sexta-feira (03), a Polícia Civil do Pará desarticulou um esquema criminoso responsável por fraudes milionárias em contas de energia elétrica. A “Operação Lasgrael” prendeu três suspeitos de integrar um grupo que manipulava sistemas da concessionária para anular ou transferir dívidas de consumidores, tanto residenciais quanto comerciais.

A informação foi divulgada pelo Diário do Pará. A ação foi conduzida por equipes da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE) e da Delegacia de Combate a Crimes contra Concessionárias de Serviços Públicos (DCCCCSP), com o apoio da Diretoria de Polícia Especializada (DPE). Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Vara de Inquéritos da Região Metropolitana de Belém.

Segundo a polícia, os suspeitos inseriam dados falsos no sistema da empresa de energia elétrica que atende o estado, abrindo processos fraudulentos com documentos adulterados. Com isso, conseguiam regularizar indevidamente contas em débito, gerando prejuízos milionários à concessionária.

Conteúdos relacionados:

De acordo com o delegado Cláudio Galeno, titular da DCCCCSP, os serviços fraudulentos atendiam a diferentes tipos de consumidores. “A estimativa é que os prejuízos causados à concessionária alcancem valores milionários”, afirmou.

Durante a operação, foram apreendidos um veículo e diversos equipamentos utilizados nas fraudes. As investigações indicam que os envolvidos atuavam manipulando cadastros e utilizando documentação falsificada para driblar os controles internos da empresa.

A própria concessionária teve papel fundamental nas apurações. De acordo com o delegado Ricardo Rosário, diretor da DIOE, foi o sistema interno de compliance da empresa que identificou irregularidades e acionou a polícia. “A empresa instaurou processo de auditoria interna e acionou as autoridades policiais, o que subsidiou as investigações da Polícia Civil”, destacou.

Os três detidos foram submetidos a exames de corpo de delito e permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue com diligências para localizar outros integrantes do esquema e rastrear o destino dos valores desviados.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Fraude pode afetar tarifa de energia

Além do impacto direto sobre a concessionária, o esquema pode ter consequências para todos os consumidores do estado. Especialistas alertam que fraudes como essa, que resultam em perdas operacionais, acabam sendo repassadas à conta de luz.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), custos relacionados à inadimplência e perdas são considerados no cálculo das tarifas. Isso significa que, mesmo quem não participou da fraude, pode pagar mais caro pela energia devido aos prejuízos causados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias