
Neste sábado (20), o tradicional Mercado Ver-o-Peso, em Belém, será um dos pontos de destaque das ações do Dia Mundial da Limpeza coordenada pela Transpetro. Em parceria com o Instituto Limpa, a iniciativa integra uma mobilização nacional e conta com atividades voltadas à coleta de resíduos e à educação ambiental em 37 municípios, espalhados por 20 estados e o Distrito Federal.
O mutirão na capital paraense levará atividades de conscientização ambiental ao maior centro de comércio a céu aberto da América Latina. A ação inclui não apenas a limpeza do espaço, mas também o descarte correto dos resíduos. Materiais recicláveis recolhidos durante o dia serão encaminhados a associações de catadores, com o objetivo de promover a economia circular e gerando renda para comunidades locais.
A escolha do Ver-o-Peso como ponto estratégico para a ação simboliza o compromisso com a valorização de espaços urbanos de grande relevância cultural e turística, além de chamar atenção para o papel da sociedade na preservação ambiental.
Conteúdos relacionados:
- Belém recebe novo Mercado de Peixe nesta sexta, 19
- “Amazônia Live” contará com BRT gratuito após o show
- Alter do Chão abre o Sairé 2025 com Ritual de Levantamento dos Mastros
Mobilização nacional atinge todas as regiões do país
As ações de limpeza ocorrem até este sábado (20) em praças, praias, rios, mangues e comunidades nas cinco regiões do Brasil. Além de Belém, no mesmo dia da ação no Ver-o-Peso, a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, será o centro da mobilização no Sudeste.
A iniciativa ocorre em todos os estados onde há operações da Transpetro. Em 2024, as ações realizadas pelo Instituto Limpa Brasil com apoio da empresa mobilizaram mais de 618 mil pessoas e resultou na remoção de mais de 1,2 mil toneladas de resíduos sólidos em mais de mil atividades em todo o país.
“Em 2025, estamos levando o Dia Mundial da Limpeza para todas as localidades onde atuamos, assumindo uma posição ativa na agenda ambiental. Queremos mobilizar dezenas de cidades em uma iniciativa que une responsabilidade social e participação comunitária. Com presença nacional, reafirmamos que o cuidado com o meio ambiente é parte central da nossa atuação”, afirmou Sérgio Bacci, presidente da Transpetro.

Para Edilainne Muniz, diretora-executiva do Instituto Limpa Brasil, os números mostram a força do engajamento coletivo. “O Dia Mundial da Limpeza representa a força da colaboração entre sociedade civil, empresas e instituições. Os resultados mostram que, com propósito e união, é possível gerar impacto real. Engajar comunidades e, especialmente, os jovens, é fundamental para consolidar uma cultura de responsabilidade ambiental", disse.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Concurso de Fotografia terá final na COP30, em Belém
Dentro da programação, está aberta a inscrição para o Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025, patrocinado pela Transpetro por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A proposta é incentivar fotógrafos amadores com mais de 12 anos a registrarem momentos de cuidado com o meio ambiente durante os mutirões.
As 15 fotos finalistas serão expostas durante a COP30, que será realizada no mês de novembro em Belém. A exposição busca reforçar o protagonismo da capital paraense nas discussões ambientais globais. As inscrições para o concurso é gratuita e pode ser feita até o dia 20 de setembro, no site www.limpabrasil.org, onde também está disponível o regulamento completo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar