
Quando chega setembro, muitos motoristas se lembram de que o IPVA não espera. É aquela hora em que a vida financeira se cruza com a rotina do carro, e cada desconto disponível faz diferença. No Pará, a Secretaria da Fazenda (Sefa) alerta os donos de veículos com finais de placa 40 a 60: o prazo para pagar o imposto com abatimentos especiais vai até a próxima segunda-feira (8).
Os descontos variam conforme o histórico do condutor em relação a multas. "São de 15% do valor do imposto para quem está a dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações", detalha a Sefa.
CONTEÚDO RELACIONADO
- BR-316: Protesto interdita trânsito em Marituba
- Marajó: acordo garante reajuste menor em passagens de barco
- Vendas estão aquecidas em lojas com produtos para o 7 de Setembro
O pagamento do IPVA no Pará oferece três alternativas: antecipação em parcela única com desconto, parcelamento em até três vezes antes do vencimento sem abatimento ou pagamento integral na data do licenciamento anual no Departamento de Trânsito (Detran). Quem perder a data de licenciamento terá de arcar com multas e juros.
Quer mais notícias locais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Para consultar o valor do imposto e gerar o Documento Estadual de Arrecadação (DAE), os proprietários devem acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda. O pagamento pode ser feito via PIX ou código de barras, nos bancos autorizados (Banpará, Basa, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú e CEF) e casas lotéricas.
VALORES DIFERENTES
A alíquota do IPVA é de 2,5% para automóveis, caminhonetes e embarcações recreativas ou esportivas não comerciais; 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares. Veículos com mais de 15 anos estão isentos. Embarcações e aeronaves devem recolher o imposto até 30 de junho.
Para mais informações, a Sefa disponibiliza atendimento pelo site, telefone 0800-725-5533 (das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira) ou chat online.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar