
As obras de macrodrenagem nos canais Bengui e Marambaia, em Belém, chegaram a mais de 90% de execução e já mostram impactos diretos na infraestrutura urbana e na qualidade de vida da população. A intervenção integra o conjunto de ações preparatórias para a COP30 e é considerada um dos principais legados ambientais do evento internacional.
Entre as principais transformações, estão a retificação de 1,9 km dos canais, que agora contam com sistemas de drenagem mais eficientes, capazes de reduzir os alagamentos frequentes na região. A água da chuva já escoa com mais fluidez, o que traz alívio imediato aos moradores durante o período chuvoso.
Conteúdo relacionado
- Pará: Jader Filho garante MCMV Rural em mais três municípios
- Pará tem o melhor agosto em redução de criminalidade desde 2018
- Concessão do saneamento no Pará inicia nesta segunda (1/9)
Além da drenagem, os canais passam a contar com novas redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, ampliando o acesso ao saneamento básico para cerca de 200 mil moradores.
A mobilidade urbana também foi impactada positivamente com a construção de sete pontes, três passarelas e a requalificação da Rua das Rosas, que agora funciona como um corredor estratégico de ligação entre a Avenida Centenário e a Rodovia Augusto Montenegro. A via recebeu nova pavimentação, drenagem, calçadas e sinalização, tornando o trânsito mais fluido e seguro.
Como parte do projeto, uma nova praça com quadra poliesportiva, playground e academia ao ar livre está em construção, promovendo lazer, esporte e convivência para a comunidade.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
“Os serviços já trazem melhorias para a qualidade de vida da população do entorno, pois hoje a água já escoa com mais fluidez, reduzindo os alagamentos”, afirmou o secretário-adjunto de Obras Públicas, Gilmar Mota. Segundo ele, os serviços representam um avanço na integração entre urbanismo, meio ambiente e bem-estar social.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar