plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPRESENTATIVIDADE

Helder Barbalho nomeia Anete Penna como desembargadora do TJ

Advogada mais votada na eleição da OAB-PA é a primeira mulher a ocupar a vaga destinada à advocacia no TJPA

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Helder Barbalho nomeia Anete Penna como desembargadora do TJ camera Sessão do TJPA definiu os nomes indicados para vaga de desembargador. | Arquivo

Nesta quarta-feira (27), o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) realizou a votação para a formação da lista tríplice do Quinto Constitucional da advocacia. Após três escrutínios secretos, com voto eletrônico, os 32 membros da Corte escolheram Anete Penna (23 votos), Hugo Mercês (20 votos) e Roberta Veiga (19 votos) como os candidatos que seguiriam para a indicação final do governador Helder Barbalho, responsável pela nomeação do novo desembargador.

Com o anúncio oficial do governador ainda na tarde desta quarta-feira (27), a advogada Anete Penna de Carvalho foi nomeada para ocupar a vaga de desembargadora no TJPA. Anete, que liderou a votação entre os advogados e também teve a maior votação entre os desembargadores, faz história ao ser a primeira mulher a ser escolhida para o cargo destinado aos advogados no Tribunal de Justiça do Pará. Essa é uma conquista significativa, não só para a advogada, mas para a representatividade feminina na Justiça paraense.

Conteúdos relacionados:

Eleição marcada por inovação, transparência e representatividade

Anete Penna expressou a gratidão e alegria pela nomeação. "Estou muito feliz. Recebi o resultado da lista tríplice encabeçando a votação e agradeço aos desembargadores por terem respeitado a vontade da nossa classe. Os 3.173 votos que recebi dos advogados e advogadas do Pará foram respeitados hoje no Tribunal”, declarou. Com essa nomeação, a advogada não só celebra a trajetória, mas também o marco de se tornar a primeira mulher a ocupar a vaga dos advogados no TJPA.

A também advogada Roberta Veiga, que ficou na lista tríplice, destacou a importância da representatividade regional da indicação. "Estou muito grata a Deus por estar na lista tríplice. Agradeço aos colegas que votaram em mim e aos desembargadores que confirmaram meu nome. O interior está de pé, tem voz e agora tem representatividade", disse.

Hugo Mercês, o terceiro colocado na lista, também celebrou a indicação, ao destacar a importância da trajetória dele e do apoio recebido ao longo da campanha. “É uma felicidade enorme ter sido escolhido pelo Conselho, pela advocacia e pelo Tribunal de Justiça. Chegar até aqui com a força da militância orgânica das pessoas que acreditam na nossa trajetória e no nosso trabalho é motivo de muito orgulho”, comentou.

Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e garante que um quinto das vagas nos tribunais estaduais seja preenchido por membros da advocacia e do Ministério Público. A OAB-PA iniciou o processo seletivo com a publicação do edital e, após diversas etapas, formou a lista tríplice, que seguiu para a escolha final do governador. Agora, com a nomeação de Anete Penna, o processo chega a um desfecho histórico e representa um marco para a Justiça do Pará, com a escolha de uma mulher para um cargo tão relevante.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias