plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SABORES DO PARÁ

Ministro do Turismo confirma o açaí e gastronomia paraense na COP30

Após repercussão negativa nas redes sociais, edital será republicado para garantir presença da gastronomia paraense na Conferência

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ministro do Turismo confirma o açaí e gastronomia paraense na COP30 camera Culinária regional | ( Irene Almeida / Diário do Pará)

A notícia de que pratos e ingredientes típicos da culinária do Pará, como maniçoba, açaí e tucupi, ficariam de fora da COP30, em novembro, em Belém, agitou as redes sociais e gerou forte reação dos paraenses.

Entre os que se mobilizaram esteve o ministro do Turismo, Celso Sabino, que entrou em campo junto com chefs locais, a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o secretário-geral da COP30, Valter Corrêa, para garantir a valorização da gastronomia regional.

O resultado foi a decisão de republicar o edital de seleção de operadores de restaurantes e quiosques, agora com regras que asseguram espaço para os sabores tradicionais do Pará na Conferência do Clima na Amazônia.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

O Ministério do Turismo lembra que Belém é reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia e, em 2024, foi destacada pela Lonely Planet — maior editora de guias de viagem do mundo — como a única cidade brasileira entre os dez melhores destinos gastronômicos do planeta.

A novidade foi confirmada nas redes sociais do ministro: “Com nossa reação imediata, o edital da OEI será republicado e, então, vai ter açaí, vai ter tacacá e vai ter maniçoba na COP30, SIM! A gastronomia paraense é parte essencial da nossa cultura e estará no centro das atenções, na porta de entrada da Amazônia.”

Veja o vídeo:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias