
Belém recebeu sinal verde das Nações Unidas para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro. A aprovação veio após inspeções realizadas entre os dias 6 e 8 de agosto por uma comitiva do Departamento de Salvaguarda e Segurança da ONU (UNDSS), que avaliou os planos de segurança, saúde e mobilidade apresentados pelos governos federal, estadual e municipal.
Durante a visita, os representantes da UNDSS vistoriaram os principais pontos que receberão a conferência, incluindo áreas de hospedagem, rotas de transporte, unidades de saúde e centros de operações de segurança. Ao final das inspeções, a comitiva considerou a preparação brasileira satisfatória e elogiou o esforço integrado das três esferas de governo.
“É gratificante ver a aprovação do esforço coletivo de todos, ao ouvir a ONU parabenizando e aprovando os planos de segurança, saúde e mobilidade, e elogiando todas as ações apresentadas. Tudo isso é fruto do trabalho integrado que construímos, nós, do Governo do Pará, com o Governo Federal e a Prefeitura de Belém, para que em novembro tenhamos a melhor COP já feita, com organização e segurança aos participantes”, afirmou a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que coordena o Comitê Estadual da COP30.
Conteúdo relacionado
- Ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro chega a 84% de conclusão
- Tecnologia está transformando a produção de açaí na Amazônia. Saiba como!
- Pará tem menor área sob alerta de desmatamento da década
Mais de 10 mil agentes das forças de segurança estarão mobilizados durante o evento, com atuação conjunta da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) e a Guarda Municipal de Belém (Segbel).
A estrutura hospitalar também será ampliada para a COP30. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apresentaram a rede de atendimento disponível, que inclui os hospitais Abelardo Santos, Roberto Macedo, Gaspar Vianna e da Mulher do Pará, além de unidades privadas nas imediações do Parque da Cidade e do Porto de Outeiro. O Samu, sob gestão da Prefeitura de Belém, terá protocolos especiais para garantir resposta rápida a emergências durante o evento.
Logística e mobilidade inéditas
O plano de mobilidade, considerado um dos destaques da organização, prevê mais de 240 ônibus com rotas exclusivas para os participantes da COP30, com itinerários entre áreas de hospedagem e a Blue Zone, no Parque da Cidade, onde ocorrerão as discussões centrais da conferência. Outros 100 veículos serão destinados ao transporte dos cerca de 5 mil participantes que ficarão hospedados em navios de cruzeiro ancorados no Porto de Outeiro.
O planejamento também inclui bloqueios e liberações controladas nas vias de acesso, com barreiras de fiscalização, credenciamento de veículos e rotas específicas para comboios oficiais, incluindo o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
COP no coração da Amazônia
Para Nilza Oliveira, diretora de Projetos da Secretaria Extraordinária para a COP30, a realização da conferência no coração da Amazônia representa um marco nas negociações climáticas. “É muito singular essa COP, porque a gente está fazendo uma discussão sobre mudança climática dentro de um bioma que é extremamente importante e fundamental para a nossa sobrevivência. Trazer a COP para o coração da Amazônia, na cidade de Belém, significa realmente uma quebra muito grande de paradigma, que vem sendo feita nas últimas edições de COP”, afirmou.
A aprovação da ONU consolida o trabalho conjunto entre União, Estado e Município e reforça o compromisso do Brasil em sediar uma COP com alto padrão de segurança, organização e acolhimento. Além de preparar Belém para o maior evento ambiental do planeta, o planejamento deixará um legado de melhorias estruturais, operacionais e institucionais permanentes para a cidade e sua população.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar