
O Pará é o estado que mais contratou microcrédito rural pelo Pronaf B entre dezembro de 2024 e julho de 2025, segundo dados apresentados nesta quarta (6), durante o encontro de superintendentes regionais da Caixa Econômica Federal, em Brasília, que celebrou o Pronaf Day. O evento contou com a participação do ministro das Cidades, Jader Filho, que enfatizou o papel estratégico da Caixa na expansão dos programas sociais e do crédito rural.
“Hoje a Caixa está presente na maioria das cidades brasileiras e leva os programas do Governo Federal até a ponta. É muito importante estarmos alinhados”, afirmou o ministro. Jader Filho destacou os avanços no estado promovidos pelo acesso ao microcrédito. Segundo ele, o Pará respondeu por 53% de todos os recursos contratados pelo Pronaf B no período. “Isso reflete a confiança dos brasileiros no programa”, disse.
O ministro citou exemplos de produtores que, com o crédito, conseguiram dobrar sua produção. “Com o acesso ao crédito, o produtor investe em tecnologias, aumenta a produtividade e gera renda. Quem ganha com isso é o Brasil”, declarou.
O Pronaf B é uma linha de crédito voltada para agricultores familiares de baixa renda, apoiando tanto atividades agrícolas quanto empreendimentos não agrícolas em áreas rurais. A modalidade tem impacto direto na melhoria da qualidade de vida dos produtores, além de contribuir para a geração de emprego e renda no campo.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Para Jader Filho, o fortalecimento do microcrédito rural é essencial para o desenvolvimento local. “O crescimento no acesso ao Pronaf evidencia os resultados práticos para os agricultores e reforça a confiança da população nas políticas públicas do Governo Federal”, concluiu.
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, ressaltou como o microcrédito pode impulsionar mudanças sociais importantes para o país. “O microcrédito é uma missão colaborativa. Estamos juntos para transformar a realidade de quem mais precisa. Quando o presidente Lula fala em colocar o povo na classe média, é disso que estamos falando: inclusão, geração de renda e oportunidade para quem nunca teve,” destacou o presidente da CAIXA.
Para saber mais, acesse a edição eletrônica do jornal Diário do Pará
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar