
O Pará tem se destacado como protagonista no cenário nacional do microcrédito rural. O estado lidera o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) entre dezembro de 2024 e julho de 2025, movimentando 53% dos recursos contratados na modalidade Pronaf B, destinada ao financiamento de atividades agropecuárias e não agropecuárias em áreas rurais.
O desempenho do estado foi ressaltado pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante o encontro de superintendentes regionais da Caixa Econômica Federal, realizado em Brasília nesta quarta-feira (06), em comemoração ao Pronaf Day.
Na ocasião, Jader Filho enfatizou o papel estratégico da Caixa no avanço e na democratização do acesso aos programas sociais do Governo Federal, como o Minha Casa, Minha Vida, disponível nas agências do banco espalhadas por todo o país. “Hoje a Caixa está presente na maioria das cidades brasileiras e leva os programas do Governo Federal até a ponta. É muito importante estarmos alinhados”, disse.
Conteúdos relacionados:
- Diretrizes Orçamentárias: senador Jader propõe mais apoio aos municípios
- Municípios do Pará serão beneficiados por concessão do saneamento
- Pará avança na construção de 320 moradias para famílias do interior
Além disso, o ministro, que também é paraense, destacou a importância do microcrédito rural para o desenvolvimento loca e afirmou que o crescimento no acesso ao Pronaf reflete a confiança dos brasileiros no programa e evidencia os resultados práticos para os agricultores. “Com o acesso ao crédito, o produtor investe em tecnologias, aumenta a produtividade e gera renda. Há casos, no estado, de agricultores que dobraram a produção, quem ganha com isso é o Brasil,” ressaltou Jader Filho.
O Pronaf B é uma linha de crédito que atende pequenos produtores rurais, apoiando tanto atividades agrícolas quanto empreendimentos não agrícolas em áreas rurais ou comunitárias próximas. A importância deste crédito é reforçada pelo impacto direto na melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares e na geração de emprego e renda nas regiões rurais.
Durante o evento, o ministro também aproveitou para reforçar o compromisso do Governo Federal e da Caixa com a inclusão social e econômica das populações mais vulneráveis, por meio de uma rede ampla de atendimento que facilita o acesso ao crédito e à moradia. O programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, tem sido um dos pilares dessa política pública, ao oferecer moradia digna a milhares de famílias brasileiras.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Por meio da atuação conjunta entre Governo Federal, Caixa e estados como o Pará, o fortalecimento da agricultura familiar e a redução das desigualdades regionais ganham força e contribuem para o desenvolvimento sustentável do país. O encontro reforçou ainda a importância de manter o alinhamento entre os órgãos para ampliar a capitação dos programas e garantir que os benefícios cheguem efetivamente às comunidades rurais e urbanas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar