
A população de Belém já pode conhecer de perto parte da transformação urbana em andamento na capital paraense.
O Governo do Pará retirou os tapumes da Quadra 5 da Nova Doca, localizada na Avenida Visconde de Souza Franco, entre as ruas Cônego Jerônimo Pimentel/Manoel Barata e Bernal do Couto/Ó de Almeida. Além da abertura do trecho, a área também está recebendo serviços de pavimentação asfáltica.
As obras fazem parte do conjunto de investimentos estruturantes que integram o legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém no próximo mês de novembro.
"Já chegamos a 93% de execução dos serviços na Nova Doca. Agora é a vez da população observar o que está sendo feito na Quadra 5, que compreende mais da metade das quadras do canal. Estamos intensificando os serviços e mostrando os resultados na prática para quem passa pela Avenida Visconde de Souza Franco. O Parque Linear já é uma realidade e, em breve, estará pronto para receber moradores da nossa capital e visitantes que estarão aqui para a COP30", afirmou o secretário de Obras Públicas do Estado, Ruy Cabral.
Conteúdo Relacionado:
- VÍDEO: Prefeitura de Belém anuncia novo serviço de patinetes por aplicativo
- Descubra destinos incríveis perto de Belém para curtir o verão
- Novo Sesc Doca abre as portas com arte e ampliação de serviços ao público
A Quadra 5 conta com ciclovia, quiosque com área de contemplação, espaço de convivência com bancos e o plantio de 12 árvores, como parte do paisagismo do futuro Parque Linear. Ao todo, 180 árvores serão plantadas ao longo das oito quadras do canal.
O projeto também incorpora um sistema inovador de purificação da água por meio de wetlands – os chamados "jardins filtrantes", que utilizam plantas para filtrar impurezas e devolver água tratada ao canal, promovendo a oxigenação e reduzindo impactos ambientais.
Além do paisagismo, o projeto contempla ações de saneamento, com 72% das obras já concluídas. Todo o esgoto sanitário da região será coletado e tratado, com ligação à nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Una, em construção na Rodovia Arthur Bernardes. A iniciativa busca eliminar o lançamento irregular de esgoto no canal, promovendo melhorias significativas na qualidade da água e na infraestrutura urbana da capital.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
O Parque Linear da Nova Doca é resultado de uma parceria entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. A obra abrange 1,2 quilômetro de canal e inclui serviços de drenagem, urbanização, ciclovia, passarelas e paisagismo, além da substituição das comportas para controle da maré e prevenção de inundações. Mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco também receberão pavimentação e novos sistemas de drenagem, esgoto e abastecimento de água potável.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar