plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
SUSTENTABILIDADE

Projeto que cria Zona Franca da Bioeconomia recebe apoio de deputados

Alternativa de desenvolvimento sustentável para a população da Amazônia, proposta é da deputada federal Elcione Barbalho e prevê regime fiscal especial para cadeias produtivas baseadas na sociobiodiversidade.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Projeto que cria Zona Franca da Bioeconomia recebe apoio de deputados camera Projeto de Elcione recebeu apoio unânime dos deputados e de representantes do Governo Federal. | Divulgação

A Zona Franca da Bioeconomia é uma alternativa de desenvolvimento sustentável para a população da Amazônia. O tema foi debatido pelas comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, que se uniram para analisar o projeto de lei 4858/2023, de autoria da deputada Elcione Barbalho (MDB-PA) e aguarda votação na Comissão de Desenvolvimento Econômico. Durante os debates sobre o tema, a proposta recebeu apoio unânime dos parlamentares e representantes do governo federal presentes.

“A criação de uma Zona Franca da Bioeconomia representa um passo importante para transformar a Amazônia em exemplo mundial de desenvolvimento que respeita a floresta e valoriza as pessoas. Um projeto construído com olhar para o futuro, inclusão social e sustentabilidade”, defendeu a deputada Elcione, durante a reunião.

“Quando vemos uma matéria como essa tramitando na Casa, nos alegra. E mais ainda quando vem de uma autora como a deputada Elcione, que traz muito conteúdo e contribui com o Parlamento e com o país”, afirmou o relator da matéria na Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Alexandre Guimarães (MDB-TO).

Guimarães ressalta que o projeto representa uma proposta concreta de sustentabilidade aliada ao desenvolvimento econômico de comunidades amazônicas: “Não há como falar em floresta em pé sem lembrar de quem vive debaixo dela”, destacou.

REGIME FISCAL

A Zona Franca da Bioeconomia, prevista para ser implantada na Região Metropolitana de Belém, prevê um regime fiscal especial com incentivos à importação, exportação e ao fortalecimento das cadeias produtivas baseadas na sociobiodiversidade. O objetivo é fomentar um modelo de desenvolvimento sustentável, de baixo carbono, alinhado às potencialidades locais.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

A diretora do Departamento de Políticas de Estímulo à Bioeconomia do Ministério do Meio Ambiente, Bruna de Vita, que participou da audiência promovida pelas duas comissões, reforçou a relevância econômica da proposta: “Um estudo da Universidade Federal do Pará aponta que só em 2019 a produção da sociobiodiversidade no estado movimentou R$ 5,4 bilhões. O projeto de lei atua diretamente para reduzir gargalos e ampliar o potencial de exportação desses produtos”.

A representante do MMA ressaltou que a Zona Franca pode beneficiar estados vizinhos como Amapá, Maranhão e Tocantins, além de viabilizar o acesso a insumos e tecnologias essenciais para a inovação na região. o secretário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Moisés Savian, elogiou a iniciativa e lembrou que o Estado do Pará tem uma presença importante da bioeconomia, na agricultura familiar, nos assentamentos da reforma agrária, em reservas extrativistas e com a participação de produtores rurais que podem ser beneficiados com essa medida. “O Pará é muito importante nesse sentido, é um estado que tem avançado do ponto de vista da política pública de bioeconomia também”, reforçou o secretário.

A proposta já foi aprovada na Comissão da Amazônia e dos Povos Originários, e segue agora para análise nas comissões de Desenvolvimento Econômico; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias