plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO "LAVA CORPOS"

Funerárias são interditadas por crimes ambientais em Belém

Ação policial revelou descarte irregular de resíduos funerários em vias públicas e riscos à saúde da população.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Funerárias são interditadas por crimes ambientais em Belém camera As ações de fiscalização continuarão nos próximos dias, com foco na regularização do setor funerário e na prevenção de novos crimes ambientais em Belém e demais municípios do Pará. | Divulgação

A Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA) deflagrou na quarta-feira (2) a Operação "Lava Corpos", que resultou na interdição de sete funerárias em Belém por graves irregularidades ambientais e sanitárias.

A ação expôs um cenário alarmante de poluição urbana e riscos à saúde pública na capital paraense. Durante a operação, oito funerárias foram inspecionadas em diversos bairros da capital. Das empresas visitadas, sete foram imediatamente interditadas por operarem sem licenças obrigatórias e por práticas criminosas que incluem:

  • Preparo de cadáveres em ambientes inadequados sem condições sanitárias mínimas;
  • Descarte irregular de resíduos biológicos diretamente nas vias públicas;
  • Contaminação urbana com sangue, fluidos corporais e produtos químicos;
  • Operação clandestina por meses sem fiscalização adequada.

Leia também

Segundo o diretor da DEMAPA, delegado Edson Azevedo, a situação representa uma grave ameaça à saúde pública e ao meio ambiente de Belém. "Estamos diante de um quadro alarmante de poluição e risco sanitário. Fluídos de cadáveres, sangue e substâncias químicas eram despejados nas ruas, expondo a população a doenças e contaminando o ambiente urbano", declarou.

Quer receber mais notícias do Pará e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp

Os resíduos do embalsamamento, incluindo formol e dejetos biológicos, eram descartados sem tratamento, contaminando:

  • Bueiros e sistema de drenagem;
  • Calçadas e vias públicas;
  • Áreas residenciais próximas aos estabelecimentos.

Operação Integrada

Durante a operação, foram lavrados oito autos de infração ambiental, além da apreensão de documentos e materiais que servirão como provas no inquérito policial.

Os responsáveis pelas funerárias autuadas poderão responder por crimes previstos na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais),enquadrado também no Artigo 54 (poluição dolosa), Artigo 60 (exercício de atividade sem licença) e Artigo 132 (exposição da vida ou saúde de terceiros a perigo).

O delegado da DEMAPA responsável pela ação, Fábio Coutinho, enfatizou o compromisso com a regularização do setor. "A operação exigiu um esforço conjunto e minucioso para identificar e impedir essas ações ilegais. Nosso foco é garantir que as normas ambientais e sanitárias sejam cumpridas, protegendo a saúde da população e preservando o meio ambiente."

As ações de fiscalização continuarão nos próximos dias, com foco na regularização do setor funerário e na prevenção de novos crimes ambientais em Belém e demais municípios do Pará.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias