plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
MOBILIDADE

Duque de Caxias revitalizada: veja como ficou a 1ª etapa da obra

Governo do Pará fez a retirada de tapume da primeira etapa da Avenida Duque de Caxias, visando melhorias em mobilidade, acessibilidade e espaços de lazer para a população.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Duque de Caxias revitalizada: veja como ficou a 1ª etapa da obra camera Trecho de 450 metros conta com ciclovia revitalizada, área de lazer, acessibilidade e novo mobiliário urbano para pedestres e ciclistas. | Leonardo Macêdo/Ascom Seop

O Governo do Pará fez a retirada de tapume da primeira etapa das obras da Avenida Duque de Caxias, mais um legado da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém. O trecho entre as travessas Antônio Baena e Humaitá foi liberado à população na última segunda-feira (30), com melhorias que incluem a revitalização da ciclovia, pista de passeio, espaços de esporte, lazer e convivência.

“Hoje é um dia especial para os usuários da Duque de Caxias. Estamos entregando os primeiros 450 metros desse importante espaço de Belém e que também será um dos corredores da COP30, legado da realização do evento na nossa capital. A obra incluiu intervenções de acessibilidade, novos equipamentos públicos, paisagismo e urbanização, garantindo mais segurança e conforto para a população”, afirmou o secretário de Obras Públicas do Pará, Ruy Cabral.

A primeira etapa das obras revitalizou a ciclovia da avenida e incorporou uma pista de passeio para pedestres no canteiro central, áreas de lazer com academia ao ar livre, bancos, lixeiras, mesas de jogos, locais para piquenique e espaço pet. Na Travessa Humaitá, foi instalada uma travessia coberta, que oferece abrigo contra sol e chuva, além de gerar conforto e promover mais um ponto de descanso.

As intervenções ainda incluem a pavimentação asfáltica e sinalização da via, revitalização das rotatórias, instalação de canteiros com floreiras, drenagem, piso com acessibilidade tátil, plantio de grama e mudas e nova iluminação.

Moradores e trabalhadores da região já percebem as melhorias. “Sempre atravesso nesse trecho e fiquei surpreso com a estrutura de espera instalada. Vai ser importante, principalmente devido à chuva e do sol forte. É um lugar para a gente se abrigar. Também vi como tudo melhorou para pedestres e ciclistas. O Governo do Estado está de parabéns por fazer uma obra assim em benefício da população”, disse o promotor de vendas Orlando Moreira, de 50 anos.

O gráfico Isael Santos, de 36 anos, também aprovou os serviços executados por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). “É a terceira vez que passo aqui de bicicleta só hoje. Só hoje é a terceira vez que estou passando de bicicleta por aqui. É uma construção bem feita, pavimentada e com a qualidade que a gente precisa. Sempre passava aqui e não tinha essa estrutura como está hoje, muito melhor do que antes. É a inovação que anteriormente, nos outros governos, não tinha. O que tem agora está com qualidade, aprovado”, avaliou.

As intervenções que buscam otimizar a mobilidade urbana, a acessibilidade e a funcionalidade da capital paraense.
📷 As intervenções que buscam otimizar a mobilidade urbana, a acessibilidade e a funcionalidade da capital paraense. |Leonardo Macêdo/Ascom Seop

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Mobilidade

Com 2,5 quilômetros de extensão total e 5 mil metros de pista de rolamento, a Avenida Duque de Caxias é uma via arterial estratégica para a mobilidade na área central da capital, que absorve boa parte do trânsito da região. Além de estar localizada próxima ao Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e ao Parque da Cidade, principais polos de agendas da COP30, também funciona como rota alternativa para o Aeroporto Internacional de Belém.

As intervenções que buscam otimizar a mobilidade urbana, a acessibilidade e a funcionalidade da capital paraense contemplam ainda outras vias, como as avenidas Dr. Freitas, Pedro Álvares Cabral, Senador Lemos, Almirante Tamandaré e Visconde de Souza Franco, além das ruas Belém e Municipalidade. Diversos bairros do município e seus distritos estão incluídos no conjunto de obras de pavimentação para a COP30.

Convênio

As obras são fruto de um convênio firmado entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional, com obras em centenas de ruas e avenidas de Belém. Os serviços abrangem pavimentação, terraplenagem, drenagem, calçadas, sarjetas, meio-fio e sinalização.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias