plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
REIVINDICAÇÕES

Centrais sindicais fizeram manifestação contra escala 6x1

No Dia do Trabalhador, manifestações em Belém pedem melhores condições de trabalho e salários justos, com a participação de 3 mil pessoas e diversas reivindicações.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Centrais sindicais fizeram manifestação contra escala 6x1 camera A caminhada dos trabalhadores iniciou na Praça do Operário e seguiu até a Doca de Souza Franco | (Celso Rodrigues/ Diário do Pará)

Ontem, dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador foi comemorado com manifestações em várias regiões do país, pedindo melhores condições de trabalho e salários mais justos. Entre as reivindicações estavam a redução da jornada de trabalho sem redução de salário e o fim da escala 6×1. Em Belém, sindicatos e movimentos sociais se reuniram na Praça do Operário, no bairro de São Brás, e depois seguiram caminhando até a Avenida Doca de Souza Franco.

De acordo com os organizadores, cerca de 3 mil pessoas participaram do ato, representando mais de vinte sindicatos. A concentração teve início por volta das 8h30 na praça, e às 9h30 aconteceu uma passeata pelas ruas da cidade, com um carro de som até a Doca.

Rose Pantoja, uma das organizadoras do ato e integrante da diretoria da CSP-Conlutas PA, destacou o significado dessa data na história da luta dos trabalhadores e do povo oprimido. Ela comentou: “Nossa trajetória de resistência é marcada por muitas pessoas que deram suas vidas para que hoje pudéssemos estar aqui lutando contra essa sociedade capitalista, opressora, machista e LGBTfóbica. É importante não esquecer essa memória. Hoje, muitas pessoas continuam lutando para sobreviver em um mundo que nos impõe fome, pobreza, falta de acesso à saúde e à educação.”

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Joyce Souza, técnica da UFPA e membro do movimento Combate Sindical e da CSP-Conlutas PA, destaca que essa data é uma oportunidade para lembrar a luta dos trabalhadores por condições melhores de trabalho e por seus direitos. “Muitos jovens trabalhadores hoje atuam seis dias por semana, com apenas um dia de folga, e nesse único dia precisam fazer tudo — cuidar da casa, dos filhos, entre outras tarefas”, diz. Joyce reforça que é muito importante avançar nesse assunto. Para ela, só com a mobilização da classe trabalhadora será possível conquistar a redução da jornada de trabalho e acabar com o sistema de escala 6x1.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias