
Líderes da indústria mineral, autoridades e especialistas se reuniram no 1º Congresso Técnico promovido pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) para debater estratégias para uma mineração mais sustentável. O evento, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), destacou a relevância estratégica do ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) no setor mineral.
O ESG reúne práticas que garantem responsabilidade ambiental, social e de governança nas empresas. O setor mineral, fundamental para aeconomia paraense, teve destaque em 2024, quando o Estado ocupou a 6ª posição no ranking nacional de exportações, totalizando US$ 22,9 bilhões, com 84% deste valor advindos da mineração. Esse crescimento impulsionou uma mudança significativa, colocando a sustentabilidade no centro de suas operações.
Ao longo do congresso, foram discutidos temas como a modernização das práticas ambientais no setor mineral, a necessidade de inovação tecnológica para reduzir impactos ambientais e o fortalecimento das relações entre mineração e comunidades locais.
O Diretor Executivo do Simineral, Emerson Rocha, enfatizou a importância do evento como um marco para integrar práticas globais de ESG à realidade local. “Reunimos especialistas globais, nacionais e regionais para entender quais as estratégias de atuação das empresas tanto em setor público quanto privado. Precisamos discutir meios para contribuir com a transição energética e fortalecer a sustentabilidade da mineração”, destacou.
Ainda segundo o Diretor Executivo, “com parceria nós podemos construir um setor mineral cada vez mais sustentável, focado em inovação e tecnologia, contribuindo mais socialmente e ambientalmente. O Pará está pronto para liderar a mineração no Brasil”, concluiu Emerson Rocha.
O Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Rodolpho Zahluth, destacou a relevância da parceria entre os setores público e privado para impulsionar essa transformação. “É um debate rico de ideias nessa construção de parceria público e privada em prol de uma mineração sustentável no Pará. Foi uma construção necessária, todo setor mineral estavapresente, assim como órgãos públicos, unidos em prol de um grande ensinamento coletivo e estratégias de mineração sustentável na nossa região”, concluiu o Secretário Adjunto.
O Diretor de Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rinaldo Mancin, parabenizou a iniciativa. “Eu parabenizo o Simineral pela belíssima iniciativa de promover esse evento junto ao Poder Público, discutir sustentabilidade na mineração e o mais importante, como podemos colaborar com o Estado e suas metas ambientais. Éinteressante observar todo esse movimento da indústria, do Governo e da nossa sociedade”, afirmou.
Com a participação de representantes da indústria, governo e especialistas, o Congresso Técnico consolidou um passo importante para fortalecer a mineração sustentável no Pará, promovendo inovação, transparência e impacto social positivo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar