plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
PARCERIA ESTRATÉGICA

CDP e Uepa fecham parceria para monitorar água nos portos

Instituições vão acompanhar, com excelência técnica, a qualidade dos recursos hídricos em quatro portos: Belém, Miramar, Outeiro e Barcarena

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia CDP e Uepa fecham parceria para monitorar água nos portos camera CDP e Uepa fecharam a parceria | Marcelo Rodrigues/Ascom Uepa

A Companhia Docas do Pará (CDP) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) acabam de selar uma aliança que une ciência, meio ambiente e desenvolvimento portuário. O objetivo é claro: monitorar, com excelência técnica, a qualidade da água em quatro importantes portos no Estado - Belém, Miramar, Outeiro e Barcarena.

Pela parceria, a Uepa passa a realizar análises periódicas dos corpos hídricos dessas áreas e a elaborar relatórios mensais que vão subsidiar a gestão ambiental da CDP. O trabalho será conduzido pelo LabÁgua - laboratório referência na pesquisa das águas amazônicas.

Conteúdo relacionado:

“Esse contrato é estratégico para a Companhia. Ele garante a produção contínua de dados ambientais que vão permitir acompanhar de forma precisa a dinâmica hídrica nas nossas áreas operacionais. E, ao mesmo tempo, possibilita à Uepa formar profissionais altamente qualificados, conectados com os desafios reais da Amazônia”, destacou Jardel Silva, diretor-presidente da CDP.

Para Carlos Capela, reitor em exercício da Uepa, a parceria fortalece o papel da universidade como agente de transformação. “É uma oportunidade ímpar de integrar ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento do Estado. Nossos alunos ganham em experiência, e a sociedade ganha em retorno científico e social.”

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Hebe Ribeiro, coordenadora do LabÁgua, reforça o caráter multidisciplinar do trabalho. “Vamos atuar em diversas frentes: química, físico-química, geoquímica, microbiologia, metagenômica. Com isso, entregaremos à CDP um mapeamento completo das características da água portuária, incluindo mapas temáticos, painéis inteligentes de monitoramento e identificação de vírus e bactérias presentes nesses ambientes.”

A iniciativa vai muito além de uma obrigação ambiental. Para Samir Bestene, gerente de Relação Porto-Cidade e Meio Ambiente da CDP, ela representa uma visão de futuro. “Estamos falando de fortalecer instituições, gerar inteligência ambiental e contribuir de forma concreta para a preservação da Amazônia e o desenvolvimento sustentável do Pará.”

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias