plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PÁSCOA CHEGANDO... 🍫

Nutricionista dá dicas para comer chocolate sem culpa; veja!

Segredo para se consumir o delicioso chocolate de forma mais saudável é o equilíbrio. Veja orientações de nutricionista.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Nutricionista dá dicas para comer chocolate sem culpa; veja! camera Chocolates com maior teor de cacau são as melhores escolhas. | Ney Marcondes/Arquivo

Ovos de chocolate já dominam as prateleiras dos supermercados e prometem adoçar a Páscoa de consumidores de todas as idades. Das versões tradicionais às opções sem açúcar e sem lactose, a variedade atende a diferentes gostos e necessidades. No entanto, apesar do sabor irresistível, é preciso cautela na hora do consumo.

O excesso pode resultar em picos de glicemia, aumento do peso e até problemas digestivos. Por outro lado, segundo o nutricionista clínico Fernando Leite, 35, quando ingerido com moderação, o chocolate pode trazer benefícios para a saúde, como ação antioxidante e estímulo ao sistema nervoso. A principal recomendação para aproveitar os chocolates da Páscoa sem exageros é prestar atenção à quantidade ingerida.

“É uma tentação irresistível, mas precisamos quantificar o quanto vamos comer. Imagine que você ganha um ovo de 400g. Não precisa comer tudo de uma vez. Saber que ele vai continuar lá e consumir aos poucos já ajuda bastante”.

Ele indica um dos melhores momentos para comer chocolate: após as refeições principais; como forma de sobremesa, pois a presença de proteínas e fibras pode ajudar a equilibrar a absorção do açúcar e da gordura presentes no doce. Os chocolates com maior teor de cacau são as melhores escolhas.

“Quanto mais amargo, melhor. Para crianças e pessoas com diabetes, os chocolates acima de 70% a 80% de cacau são ideais. Os meio amargos, que variam entre 50% e 70%, também são boas alternativas, pois são menos açucarados”, pontua.

Quer saber mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp

Além da porcentagem de cacau, é importante estar atento aos recheios e ingredientes extras, que podem tornar o chocolate menos saudável. “Existem dois tipos principais de ovos: os industrializados e os caseiros. A maioria dos caseiros é feita com chocolate hidrogenado, que contém mais gordura. Nesse caso, o industrializado pode ser uma escolha melhor, desde que tenha menos aditivos”.

O chocolate amargo, além de menos açucarado, se destaca por seus benefícios nutricionais. “Ele é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e o envelhecimento precoce. Também ajuda a regular o humor, melhora os níveis de colesterol e estimula a produção de serotonina, o que reduz o estresse”, afirma.

Já o chocolate branco, muitas vezes o preferido das crianças, não possui os mesmos benefícios do cacau. “Na verdade, ele é um subproduto do cacau, feito a partir da manteiga de cacau, e acaba não tendo os benefícios do cacau, não contém a mesma concentração de flavonoides e antioxidantes. Ele tem mais açúcar e gordura, o que pode ser prejudicial quando consumido em excesso”, alerta.

Dicas

Seja ao leite, amargo ou branco, o segredo, conforme o especialista, está no equilíbrio. A dica é limitar a ingestão “entre 25 a 30 gramas por dia e optar sempre por chocolates com menor adição de gorduras hidrogenadas”.

“Aproveite o seu chocolate, mas tenha controle sobre a quantidade”, lembra Fernando. Para quem quer optar por algo mais saudável e viável para fazer dentro de casa, o nutricionista dá a dica de fazer um tipo de brigadeiro ou mousse à base de whey protein. “É possível preparar recheios com a mistura de whey protein, gelatina e iogurte, ou até substituir o recheio tradicional por uma salada de frutas”, finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias