
Apenas em Belém, cerca de três mil pessoas estão expostas a vários riscos por viverem em situação de rua, entre eles o rigoroso Inverno Amazônico, caracterizado por chuvas constantes e intensas.
Em busca de uma forma de amenizar a situação, a Coordenadoria de Gestão Sustentável (Coges) do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) promove a campanha “Aquecer Faz Bem”, que arrecada meias para a confecção de cobertores, que serão doados. Outras peças de roupas usadas também podem ser doadas para a produção dos itens.
Leia também
Para confeccionar um cobertor, são necessários 40 pares de meias. As doações devem ser entregues até o dia 24 de março, no Edifício-Sede do TJPA (avenida Almirante Barroso, 3.089), no Fórum Cível (Rua Coronel Fontoura, Cidade Velha), no Fórum Criminal (rua Tomázia Perdigão, 310, Cidade Velha) e na Escola Judicial do Pará (rua Antônio Barreto, 1.176).
À frente da Coges, Evelise Rodrigues conta que os cobertores serão confeccionados pela empresa Puket, especializada na produção de vestuário, calçados e acessórios. A parceria ocorre pela terceira vez.
Outro fator que levou os servidores da casa a movimentarem a campanha foi a grande quantidade de pessoas que buscam abrigo nos arredores dos Fóruns Cível e Criminal, na Cidade Velha. também foi um fator que pesou para a ação. O juiz Célio Petrônio, que também dá apoio à campanha, se sensibilizou com a causa.
“Essas pessoas não têm de onde tirar uma vestimenta para se proteger na madrugada do frio, já que estamos no período de inverno amazônico. Essa iniciativa permite o engajamento de servidores e magistrados para o exercício da solidariedade e fraternidade, já que, de certa forma, resgata um pouco a dignidade dessas pessoas em situação de rua e aquece o coração de quem doa e de quem recebe”, conta o juíz Célio Petrônio, engajado na campanha.
Quer ler as melhores notícias do Pará e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Justiça social e objetivos da ONU
A iniciativa atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que correspondem às ações globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. As ODS 10 e 12 preveem, respectivamente, “Redução das Desigualdades” e “Consumo e Produção Responsáveis”.
A campanha também é alusiva ao Dia Mundial da Justiça Social, comemorado no último dia 20 de fevereiro. Criada pela ONU, a data promove a conscientização da importância da igualdade entre os povos, o respeito às diversidades culturais e a promoção do desenvolvimento social.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar