Belém se prepara para receber o maior evento sobre o clima do mundo, a COP-30. Com isso, várias obras importantes para a cidade estão sendo feitas e algumas descobertas históricas surgiram.
Na noite da última segunda-feira (13), a proa de uma embarcação do século XIX foi encontrada nas obras da Nova Doca, no bairro do Umarizal, em Belém. Outra parte do achado arqueológico foi encontrada no dia 12 de agosto de 2024 durante as escavações de um canal. O achado completo ficará exibido no Memorial Amazônico da Navegação, situado no Mangal das Garças.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Embarcação naufragada é encontrada nas obras da Nova Doca
- Achado arqueológico da Doca vai virar peça de museu
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (IPHAN), o achado permite entender melhor como ocorreu a formação urbana da capital paraense, como a sociedade mudou e como inspira uma reflexão sobre o local que, durante séculos, foi um relevante ponto econômico e portuário da cidade, mas que, ao longo do tempo, transformou-se em um lugar predominantemente comercial e residencial, desvinculando-se de sua identidade portuária.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Ainda em agosto do ano passado, o Iphan afirmou que entrou em contato com a Secretaria de Obras Públicas do Pará (Seop) para alinhar ações de conservação e tratamento para o resgate arqueológico adequado, além de um estudo detalhado dos achados.
VEJA O VÍDEO:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar