plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DIRETORIA DA OAB

Advogados irão às urnas escolher representante no Pará

Mais de 13 mil advogados votarão na OAB-PA. Conheça as chapas e suas propostas para a nova gestão 2025-2027.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Advogados irão às urnas escolher representante no Pará camera Sede da OAB-PA | Divulgação

Mais de 13 mil advogados estão aptos a votar na próxima segunda-feira (18) na eleição que irá escolher a nova diretoria executiva da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Pará (OAB-PA) para o triênio 2025-2027. Dos 28.445 advogados atualmente inscritos na Ordem, 13.378 estão aptos a votar em 36 locais de votação em todo o Pará, incluindo a capital, no horário de 9h às 17h. Em Belém, a votação será realizada na Grande Loja Maçônica do Estado do Pará, localizada na Trav. do Chaco, no bairro Marco.

Duas chapas disputam o pleito. Pela situação, encabeçando a “Chapa 10 - Inclusão, União e Independência”, concorre à reeleição Eduardo Imbiriba, tendo como vice Cristina Lourenço. A chapa da oposição é a “Renova OAB”, encabeçada pelos advogados Sávio Barreto e Brenda Araújo. Sávio e Brenda concorrem pela segunda vez.

Sávio Barreto e Brenda Araújo
📷 Sávio Barreto e Brenda Araújo |Divulgação

Na primeira disputa que travaram em novembro de 2021 Sávio e Brenda quase saem vencedores do processo, com a chapa de oposição “Advocacia em Causa Própria”, que contabilizou 4.091 votos. A chapa “OAB Sempre à Frente”, tendo à frente Eduardo Imbiriba, atual presidente, conquistou 4.355 votos. Foram apenas 264 votos de diferença para a chapa da situação. A disputa promete ser, acirradíssima, novamente.

Veja também:

Cada uma das chapas é formada por 52 conselheiros seccionais titulares, e outros 52 suplentes, além de diretores e conselheiros da Caixa de Assistência dos Advogados e membros do Conselho Fiscal. Para votar é preciso que o profissional esteja em dia com a OAB até 18 de outubro e apresente um documento de identificação válido. A ausência não justificada no pleito deve ser comunicada à Comissão Eleitoral até 30 dias após a votação.

BARRETO

Advogado desde 2002, Sávio Barreto é sócio-fundador do escritório Barreto & Costa. Graduado e Mestre em Direitos Humanos pela UFPA, também é professor universitário, atuando nas áreas constitucional, cível, consumidor, falimentar e recuperacional. A candidata a vice-presidente, Brenda Araújo é graduada pela UNAMA, e pós graduada em Processo Civil e Direito Administrativo pela PUC. Escreve e ministra aulas sobre legal design e improbidade administrativa. Foi vice-presidente da comissão de combate à corrupção e improbidade administrativa da OAB-PA.

Barreto afirma que seu grupo apresenta um projeto alternativo de gestão para a OAB-PA “em oposição a uma gestão que perdura a mais de 15 anos nas mãos das mesmas pessoas, a qual se distanciou dos interesses da advocacia e da sociedade”.

O projeto tem como ponto de partida, segundo ele, “a triste constatação de que a OAB\PA regrediu em diversos aspectos nos últimos anos”, gerando a necessidade de reconstruir sua relação institucional com os demais poderes e com a sociedade civil.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

“Esse retrocesso se faz sentir em especial em serviços essenciais da instituição, como na Escola Superior da Advocacia e na Caixa de Assistência, que não atendem satisfatoriamente a advocacia, especialmente a quem está no início da carreira e no interior do Estado”, critica.

O plano de gestão da “Renova OAB” quer reaproximar a gestão da advocacia, ”restaurando a luta pela defesa das nossas prerrogativas, com ênfase na necessidade de combater permanentemente a morosidade da Justiça”. A OAB-PA, garante Barreto, voltará a tratar das pautas sociais, priorizando assuntos relevantes para a sociedade, inclusive com ajuizamento de demandas coletivas.

A Caixa de Assistência vai incorporar as melhores práticas e experiências que estão sendo desenvolvidas com êxito em outras seccionais. “A advocacia vai ver a despesa com sua anuidade retornar ao seu bolso por meio dos serviços e vantagens oferecidos pela Caixa. Finalmente, vamos abrir a caixa preta do financeiro da OAB/PA e expor o detalhamento de todas as suas receitas e despesas, permitindo que a advocacia confira a destinação de seus recursos”, diz a candidata a vice, Brenda Araújo.

Ela diz estar confiantes que a “Renova OAB” será vitoriosa tanto na capital e no interior do Estado. “A advocacia não aguenta mais uma OAB de costas para quem ela representa. Uma gestão que só defende os seus próprios interesses e que persegue qualquer pessoa que ouse discordar ou criticar esse projeto de Poder. Por isso, no dia 18 de novembro a advocacia vai dizer não ao continuísmo e renovar. Vote Chapa 15. Renova OAB”, aposta a advogada.

IMBIRIBA

O criminalista Eduardo Imbiriba, atual presidente da OABB-PA lidera a “Chapa 10 - Inclusão, União e Independência” com o compromisso de fortalecer e expandir os avanços realizados durante sua gestão, “buscando, sobretudo, garantir a autonomia da instituição e promover a inclusão e a diversidade na advocacia paraense”

Eduardo Imbiriba e Cristina Lourenço
📷 Eduardo Imbiriba e Cristina Lourenço |Reprodução

Imbiriba iniciou sua trajetória na OAB-PA há mais de uma década, passando pelos cargos e diretor-tesoureiro (2013-2015) e duas vezes secretário-geral (2016-2018 e 2019-2021), além de presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PA.

“A defesa da advocacia é uma missão que levo muito a sério. Cada conquista na garantia dos direitos dos advogados é um avanço para a Justiça e para o nosso Estado. O compromisso é diário e fundamental para proteger a democracia,” destaca Imbiriba.

A atual gestão destaca como legado a interiorização da OAB-PA, que segundo a chapa, resultou em recordes de inaugurações de salas de apoio e espaços de coworking para advogados em diversas subseções do interior do Pará. “Essa expansão tem permitido que jovens advogados, dentro e fora da capital, contem com estrutura adequada para o exercício profissional, o que representa um avanço em termos de acessibilidade e suporte”, destaca o candidato.

A inclusão é outro pilar da Chapa 10, que tem a advogada Cristina Lourenço como vice e defensora de ações em prol da paridade de gênero e da igualdade racial. “Nossa chapa é reflexo do que queremos ver na advocacia paraense: igualdade de oportunidades para todos, respeito às diferenças e fortalecimento da diversidade”, afirma Cristina. Para a Chapa 10, ampliar o acesso e criar oportunidades iguais para advogados e advogadas de diferentes contextos sociais é um compromisso indispensável.

A Chapa 10 reafirma também seu compromisso com a independência institucional da OAB-PA, defendendo que a entidade mantenha distância de interferências político-partidárias que possam comprometer a sua atuação em defesa da advocacia e da democracia. “Nosso compromisso é com os advogados e advogadas do Pará. A OAB-PA precisa ser um espaço independente, de fortalecimento da advocacia e defesa da democracia”, pontua Imbiriba.

A Chapa 10 pretende continuar com o projeto de interiorização e expandir a rede de apoio aos advogados, além de desenvolver novas políticas voltadas à inclusão social. Entre as propostas está a criação de programas de capacitação e apoio para advogados recém-formados, a ampliação das ações em defesa das prerrogativas e a modernização tecnológica para a classe em todo o estado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias