plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CIDADE CRIATIVA DA GASTRONOMIA

Turismo paraense ganhará Rota Turística da Cerveja em Belém

Programação da rota incluirá passeio de barco pelas ilhas de Belém, visitas a restaurantes das ilhas, degustações, atrações musicais e muito mais.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Turismo paraense ganhará Rota Turística da Cerveja em Belém camera Programação da rota incluirá passeio de barco pelas ilhas de Belém, visitas a restaurantes das ilhas, degustações, atrações musicais e muito mais. | Marciney Costa/Ascom Setur

A cerveja é uma das bebidas mais antigas e a terceira mais popular do mundo, depois da água e do chá. Um elemento básico da cultura humana há milênios, ganhou popularidade significativa durante a Revolução Agrícola, de onde são os seus primeiros registros por escrito. O Brasil é atualmente o quarto maior mercado de cervejas do mundo.

Belém, conhecida como Cidade Criativa da Gastronomia, está próximo de ganhar a Rota Turística da Cerveja do Pará. Mais um ponto turístico para fomentar ainda mais o turismo cervejeiro e gastronômico no Estado, e atrair turistas, a exemplo do que já ocorre em cidades como Blumenau, Curitiba e Campos do Jordão.

A programação da rota incluirá passeio de barco pelas ilhas de Belém, visitas a restaurantes das ilhas, degustações, atrações musicais, além de visita guiada pela fábrica da Cerpa (Cervejaria Paraense SA). A proposta foi apresentada pelos dirigentes e equipe de marketing da cervejaria, na última quarta-feira (30), e contou com participação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e associados da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-PA).

VEJA TAMBÉM

Durante a apresentação, o projeto foi dividido em análise de realidade dos clientes (com desafios enfrentados pelos estabelecimentos e consumidores); o plano de criar uma rota turística cervejeira única (com alternativas fluviais e terrestres e opções de integração de experiências urbanas e ribeirinhas ao projeto) e o plano de ação (com alguns passos concretos pata implementação da rota). Um dos principais desafios é atrair o turista durante os dias de semana.

Jorge Kowalski, CEO da Cerpa, explica que os objetivos são mostrar a produção, história e qualidade da cerveja produzida no Pará, além de desenvolver o turismo. “A visita à fábrica é uma experiência única e uma oportunidade para também gerar vendas para nossos clientes, mas queremos estender ao nosso ponto de vendas, onde o turista vai poder experimentar a cerveja gelada, a comida, ter o acolhimento e a música, oferecendo um pacote turístico como uma atração, uma experiência completa. Todo turista que chega em Belém busca uma experiência e nós queremos ser uma dessas experiências”, afirma.

“É uma oportunidade de desenvolver o turismo, levando os turistas a visitarem restaurantes, bares e hotéis nas ilhas, que lotam durante ao final de semana, mas que em outros dias têm problemas de tráfego, transporte e lotação. Então, essa iniciativa, surge como uma forma de facilitar o fluxo aos clientes todos os dias, aos trabalhadores, executivos, turistas, amigos, que ao final do dia saindo do trabalho querem ir a um point, a um bar ou a algum restaurante”, acrescenta Kowalski.

Rota Cervejeira - Os pacotes da rota devem ter duração de 3 a 4 horas. “A partir das 17h-18h, onde o cliente com segurança vai ser levado pela cervejaria para os melhores pontos com vendas de cerveja, com uma experiência completa, na qual um guia vai explicando a história dos locais, mostrando a história da Cerpa, e que depois vá chegar ao ponto de venda já com sua mesa reservada, consumir, se divertir e assim fazer um pequeno tour cervejeiro”, sinaliza o CEO da Cerpa. O projeto está em fase inicial, e hoje foi a divulgação da rota para o trade turístico. Os convidados puderam conhecer a história da cervejaria, o processo de produção das cervejas, inclusive com a visita guiada pela fábrica.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Para o presidente da ABAV-Pa, Alex Silva, “é muito importante essa iniciativa de também incluir essa questão da cerveja em uma cidade que já mundialmente reconhecida pela gastronomia. Então a gente vê com muita expectativa e com muita alegria essa nova ideia da Cerpa, tem tudo para dar certo. A Cerpa é a cara do paraense, é um produto da casa, um produto muito interessante de se vender e acredito que vá dar muito certo”, comentou. Dez agências de viagens de turismo de receptivo estiveram presentes na apresentação.

Segundo a diretora de produtos turísticos da Setur, Alessandra Pamplona, a Secretaria pode contribuir na estruturação do novo produto que a Cerpa pretende operar, prestando uma consultoria técnica qualificada. "Afinal essas ações cooperadas são uma oportunidade pra fazer a máquina do turismo girar. Essa tendência de cervejarias como atrações turísticas está crescendo no mundo inteiro. A fábrica abre suas portas para visitas, degustações e experiências interativas, transformando a produção de cerveja em uma verdadeira atração", informou.

"E o público tem a oportunidade de conhecer todo o processo daquele produto que já consome. Sem contar com o diferencial nesse caso aí, que é a localização privilegiada dessa fábrica, uma janela para o rio no meio da Amazônia", sintetiza a diretora. Veja as fotos do evento:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias