plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ATENDIMENTO

Agência Barco: Jader pede que Caixa inclua mais municípios

Senador solicitou ao presidente da CEF, Carlos Antônio Vieira Fernandes, que Breves, Chaves e Salvaterra também sejam beneficiados pela embarcação que atende comunidades ribeirinhas.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Agência Barco: Jader pede que Caixa inclua mais municípios camera Senador Jader Barbalho já conseguiu garantir o atendimento da população de Gurupá pela Agência Barco | FOTO: divulgação

Depois de garantir o atendimento da população de Gurupá pela Agência Barco da Caixa Econômica Federal, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) solicitou ao presidente da CEF, Carlos Antônio Vieira Fernandes, a inclusão de outros municípios da Ilha de Marajó na rota de atendimento. Em ofício, o parlamentar pediu que Breves, Chaves e Salvaterra também sejam beneficiados pela embarcação que atende as comunidades ribeirinhas.

Jader enfatiza a necessidade de que essa população tenha acesso à abertura de contas, movimentação financeira, atendimento para receber os benefícios sociais, concessão de microcrédito, emissão de cartão de crédito, cadastramento e desbloqueio do Cartão Cidadão e Bolsa Família, desbloqueio de senhas, entre outros.

O senador ressalta a importância da medida para uma população estimada em cerca de 153.166 habitantes nos três municípios citados. Segundo ele, Breves, com mais de 100 mil habitantes, conta com apenas uma agência da Caixa. “Os moradores dos municípios do Marajó reclamam que a única agência da Caixa na cidade está sempre cheia, com filas, uma vez que atende moradores de outros municípios, além das comunidades vindas do interior da ilha”, destaca o parlamentar.

Segundo relatos, as pessoas madrugam nas filas, pois as senhas distribuídas não são suficientes para a alta demanda de atendimento. O município de Chaves, com aproximadamente 20.757 habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE, não possui nenhuma agência da CEF. Os moradores têm que se deslocar para os municípios mais próximos para conseguir atendimento. Em Salvaterra, com população estimada de 25.441 habitantes, a situação não é diferente dos demais. Quando precisam do atendimento da CEF, eles têm que se deslocar para as cidades vizinhas, e enfrentam longos percursos.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

GURUPÁ

No final do ano passado, Jader Barbalho fez a solicitação para que Gurupá passasse a ser atendida pela Agência Barco da Caixa Econômica Federal. No caso dos munícipes gurupaenses, eles eram obrigados a se deslocar ao Polo Regional de Breves, distante quase 12 horas de barco, para serem atendidos pela única agência da CEF que, ressaltou o senador, já é insuficiente para atendimento à população local.

A resposta positiva à solicitação feita para Gurupá chegou ao gabinete do senador, em Brasília, no início deste ano. “Cientes da necessidade e importância do atendimento da Caixa para a referida população, informamos que o município passará a fazer parte da rota de atendimento da Agência Barco Ilha de Marajó”, confirmou o gerente nacional de Relacionamento Parlamentar da CEF, José Henrique Machado.

“Será mais um importante passo da Caixa Econômica Federal, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para beneficiar milhares de pessoas que vivem nas comunidades ribeirinhas e cuja maioria recebe benefícios do governo, como o Bolsa Família”, lembrou o senador Jader.

Agência Barco

  • lA Agência Barco Ilha de Marajó atende os moradores da região marajoara onde não existem unidades físicas. Em outubro, serão cinco cidades atendidas, sendo quatro no Marajó. Para compensar a ausência de setembro no Marajó Oriental, a maior parte das atividades de outubro será nesta porção do arquipélago.
  • lNas próximas semanas de outubro, o navio passará por Soure nos dias 21 a 23 de outubro, Ponta de Pedras (dias 24 e 25), Muaná (dias 28 e 29), Limoeiro do Ajuru (30); e Curralinho, de 31 de outubro a 1º de novembro.
  • lAlém dos programas sociais do Governo Federal, a agência leva quase todos os serviços bancários como opções de crédito e abertura de conta. A exceção é a movimentação de dinheiro em espécie.
  • lO atendimento é das 9h às 15h, em horário bancário. A agência Barco Ilha de Marajó presta suporte à necessidade de atendimento bancário causada pelas dificuldades de acesso às regiões e diminui os gastos de deslocamento da população até os centros urbanos.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias