plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CAOS NA SAÚDE PÚBLICA

Servidores denunciam situação precária nos PSMs de Belém

Entre as reclamações está a superlotação, a falta de equipamentos e de estrutura, além de outras irregularidades, como a redução do quadro de profissionais.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Servidores denunciam situação precária nos PSMs de Belém camera Entre as reclamações está a superlotação, a falta de equipamentos e de estrutura, além de outras irregularidades, como a redução do quadro de profissionais. | Agência Belém

Na quinta-feira (12), uma equipe de reportagem da RBATV esteve no pronto-socorro da 14 de março, em Belém, para acompanhar uma visita do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Pará (Sate), que esteve no local para apurar denúncias feitas por profissionais da saúde.

Os servidores denunciam a situação precária nos prontos-socorros de Belém. Entre as reclamações está a superlotação, a falta de equipamentos e de estrutura, além de outras irregularidades, como a redução do quadro de profissionais. Segundo a presidente do sindicato da categoria, Marli Groeff, as denúncias foram todas confirmadas durante a visita.

VEJA TAMBÉM

Segundo Marli, em janeiro deste ano, uma denúncia acerca das irregularidades foi enviada ao Conselho Regional de Enfermagem do Pará (COREN/PA), que na mesma época teria protocolado e notificado a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) e a Prefeitura de Belém, que até o momento, após seis meses, não teria respondido ou tomado as devidas providências. A denúncia teria sido protocolada com base em uma vistoria feita no início do ano pelo sindicato.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Em um vídeo enviado para a nossa equipe de reportagem, pessoas em busca de atendimento no PSM do Guamá precisam aguardar em meio aos pacientes espalhados pelos corredores.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém afirma que trabalha com cronograma para obras e reformas necessárias do hospital e que constantemente os setores estão sendo reformados em suas prioridades e criticidade. A secretaria também afirma que há funcionalidade dos equipamentos atuais da instituição. Ainda segundo a nota, a Sesma diz que o déficit no quadro funcional é sanado com plantões e extensões justificadas.

“Com relação à visita do sindicato, em conversa com a gerência de enfermagem, foi comunicado o devido esclarecimento sobre ajustes no quadro funcional e escalas, conforme avaliação de cuidados assistenciais, procedimento necessário para justamente evitar irregularidades” continuou a nota.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) afirma que sempre responde as solicitações aos devidos órgãos em tempo e prazos cabíveis.

Veja na reportagem de Luiz Otávio Louredo:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias