plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
MOBILIDADE

Estado vistoria avanço das obras da Avenida Liberdade

O governador Helder afirmou que os trabalhos estão dentro do cronograma e que a entrega está prevista para novembro de 2025

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estado vistoria avanço das obras da Avenida Liberdade camera Governador Helder visitou as obras da Avenida Liberdade, que interligará a Alça Viária à Perimetral | (Pedro Guerreiro/ Ag.Pará)

O governador Helder Barbalho visitou as obras da Avenida Liberdade, na Alça Viária, município do Acará, região de integração Rio Tocantins, que já alcançou 20% de execução e transformará a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém (RMB).

“As obras da Avenida Liberdade estão dentro do cronograma, com previsão de entrega em novembro de 2025”, afirmou o governador Helder Barbalho, ao classificar a nova via como fundamental para interligar a Alça Viária à Perimetral, próximo da Universidade Federal do Pará.

Conteúdos relacionados:

“Será uma nova rota de chegada e saída da RMB, beneficiando Belém, Ananindeua, Marituba e outras regiões, como o sul do Pará, o Porto de Vila do Conde e o Baixo Tocantins”, completou o governador. Ele citou, também, a criação de uma alternativa ao fluxo da BR-316. “Essa obra vai transformar a mobilidade urbana e melhorar a qualidade de vida da população”.

Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), a obra é considerada essencial para a modernização do sistema viário da região.

O secretário Adler Silveira reforçou o impacto positivo que a Avenida Liberdade trará para o trânsito e a logística do Estado. “Essa é uma obra fundamental para a mobilidade urbana. Estamos avançando com 20% da obra, incluindo a troca de solo, leito, subleito, sub-base e base para receber a drenagem. Em breve, iniciaremos a pavimentação para que possamos entregar a obra no menor tempo possível. A avenida também incluirá seis obras de artes especiais, como viadutos e pontes, que irão transformar a logística e a qualidade de vida na RMB”, explicou Adler.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

Além das melhorias viárias, ele assinalou que a obra da Avenida Liberdade incorpora importantes medidas de preservação ambiental. “Estamos comprometidos com o avanço das obras respeitando a legislação ambiental e a preservação da fauna e flora locais”, disse o secretário, ao informar que a avenida terá 34 passagens de fauna para garantir a segurança dos animais que vivem na área e evitar o acesso deles à rodovia.

“Essa obra será completamente cercada para proteger a vegetação nativa, mantendo a preservação do ecossistema ao redor, evitando o acesso dos usuários a regiões que margeiam a rodovia”, destacou o secretário.

PROJETO

  • A Avenida Liberdade terá uma extensão de 13,3 quilômetros, com duas faixas de tráfego em cada sentido e acostamentos de 2,5 metros em ambos os lados.
  • O projeto inclui faixas exclusivas para ciclistas, pavimento ecológico na ciclovia e iluminação alimentada por energia solar.
  • A infraestrutura também contará com sistema de videomonitoramento de tráfego, barreiras laterais para impedir o acesso de pedestres e seis obras entre viadutos e pontes. A construção da Avenida Liberdade reafirma o compromisso do governo do Estado com a modernização e sustentabilidade da infraestrutura de transporte na RMB, refletindo a dedicação à melhoria da qualidade de vida da população.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias