plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CURIONÓPOLIS

Justiça anula concurso para procurador por irregularidades

Na ação, o MPPA destaca a ausência de participação obrigatória da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todas as fases do concurso

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Justiça anula concurso para procurador por irregularidades camera A ação foi ajuizada pelo promotor de Justiça Fabiano Gomes Fernandes | Reprodução/Redes Sociais

A Justiça estadual acatou a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Estado (MPPA) e determinou a anulação imediata do Concurso Público n° 001/2023-CMC, realizado pela Câmara Municipal de Curionópolis, especificamente para o cargo de Procurador Legislativo, devido a irregularidades apontadas na sua realização. A ação foi ajuizada pelo promotor de Justiça Fabiano Gomes Fernandes.

Na ação o MPPA destaca a ausência de participação obrigatória da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todas as fases do concurso, o que, segundo o Ministério Público, constitui uma violação grave às normas estabelecidas para concursos públicos dessa natureza. A falta dessa participação foi considerada uma irregularidade que comprometeu a lisura do processo seletivo.

Em sua argumentação o MPPA argumentou que a não participação da OAB contraria princípios constitucionais aplicáveis à contratação de procuradores municipais, ressaltando a necessidade de simetria com as exigências para procuradores estaduais.

Conteúdo relacionado:

Em sua decisão, o juiz fundamentou que a ausência de um representante da OAB no concurso público em questão configura uma nulidade insanável, determinando assim a procedência da ação movida pelo Ministério Público.

Que mais notícias do Pará? acesse o nosso canal no WhatsApp

A sentença foi embasada no artigo 487, inciso I, do Código de Processo Civil, que permite a anulação de atos que contrariem a lei.

Diante disso, a Câmara Municipal de Curionópolis deverá tomar medidas imediatas para anular o Concurso Público n° 001/2023-CMC para o cargo de Procurador Legislativo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias